Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Fluminense e Flamengo 'esvaziam' estreia brasileira

Tinha tudo para ser uma grande festa, pois trata-se de um dos mais charmosos clássicos do futebol carioca. Porém, a estreia dos clubes brasileiros na Copa Sul-Americana está esvaziada e Fluminense e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50 (Brasília), no Maracanã, em um confronto que vem despertando pouco interesse no público da Cidade Maravilhosa. Isso porque as duas equipes não escondem que a prioridade é a disputa do Campeonato Brasileiro.

O confronto de volta será disputado no dia 26 de agosto e mesmo os jogos sendo disputados no Maracanã, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou que vale o efeito de gols marcados fora de casa para definição do classificado. O mando de campo nesta quarta-feira é do Tricolor.

O Flamengo disputou a Sul-Americana apenas uma vez, em 2003, quando não passou da primeira fase, a eliminatória brasileira. Já o Tricolor conseguiu no máximo chegar às quartas de final, em 2005, quando foi eliminado pela Universidad Católica, do Chile.

Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, acredita que o time que vai escalar tem plenas condições de conseguir um resultado positivo nesta quarta-feira, independentemente de como o rival estará escalado.

"Confio em todos os jogadores que fazem parte deste elenco do Fluminense e por isso só mando a campo quem tenho certeza de que poderá desempenhar um bom papel e ajudar o Fluminense a conquistar um resultado positivo. O fato de estarmos priorizando o Campeonato Brasileiro não significa que vamos deixar de lado a Copa Sul-Americana", disse Renato Gaúcho.

Para este jogo o técnico tricolor vai poupar quase todos os titulares. Gaúcho tem dúvida no esquema que pretende utilizar. Caso faça a opção por três zagueiros, Digão será titular. Porém este pode perder espaço para Diguinho, com o esquema variando para o 4-4-2. O jogo é visto por vários atletas como uma oportunidade de mostrar serviço ao treinador.

Pelo lado do Flamengo, Andrade é outro que sabe das dificuldades de se disputar duas competições de forma paralela, principalmente quando uma delas é o Brasileirão, que exige um grande esforço.

"Infelizmente são duas competições importantes disputadas ao mesmo tempo e isso acaba de certa forma prejudicando um pouco a preparação da equipe. Mas o Flamengo é um grande clube e precisa entrar em campo sempre pensando em conquistar vitórias e títulos. Contra o Fluminense não será diferente" disse Andrade.

O treinador acredita que o apoio da torcida do Flamengo pode ser determinante para a conquista de uma vitória. Ele aproveitou para convocar todos torcedores.

Um clássico entre Flamengo e Fluminense nunca pode ser considerado esvaziado e por isso tenho certeza de que a nossa torcida vai comparecer em peso para nos conduzir a uma vitória", afirmou.

O treinador do Flamengo não quis confirmar a escalação que vai a campo, mas deverá preservar também boa parte dos titulares. São desfalques certos os meias Kléberson, que está com a seleção brasileira para disputa de um amistoso contra a Estônia, e Fierro, servindo à seleção chilena. Além disso, o atacante Adriano, que pediu para ser poupado, e o lateral Leonardo Moura e o zagueiro Ronaldo Angelim, que sentiram dores musculares, também não entram em campo

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X FLAMENGO


Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de agosto de 2009 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (Brasília)
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Assistentes: Carlos Pastorino (Uruguai) e William Casavieja (Uruguai)

FLUMINENSE: Rafael; Dalton, Digão (Maurício) e Cássio; Mariano, Fabinho, Fábio Santos, Diguinho e João Paulo; Carlos Eduardo e Alan
Técnico: Renato Gaúcho

FLAMENGO: Bruno; David, Aírton e Fabrício; Everton Silva, Willians, Lenon, Petkovic e Everton; Emerson e Denis Marques
Técnico: Andrade