Jogando em casa, o Brasiliense empatou por 1 x 1 com o ABC em partida válida pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e não se recuperou completamente da derrota sofrida para o São Caetano no último jogo. Depois de sofrer o gol de Júnior Negão ainda no primeiro tempo, a equipe do Distrito Federal conseguiu o empate com Rodriguinho.
A igualdade no placar levou o Brasiliense aos 23 pontos ganhos e o fez cair uma posição na tabela. O time ocupa agora o décimo posto. Já o ABC soma 15 pontos e segue na 19ª colocação, à frente apenas do Campinense, que tem dez.
Na próxima rodada, os dois times jogam em casa. Na sexta-feira, o Brasiliense recebe na Boca do Jacaré o Bragantino, que vem de vitória sobre o Figueirense. O ABC pega o lanterna da competição, no sábado, no Frasqueirão.
O jogo
Apesar de o Brasiliense jogar em casa, quem partia para cima e tinha as melhores chances de gol no início da partida era o ABC. Mesmo permaencendo a maior parte do tempo no ataque, o time de Natal não conseguia concluir com eficiência.
Aos 35 minutos de jogo o ABC teve saciada sua sede de gol. Em contra-ataque rápido pela direita, Júnior Negão entrou sozinho pelo meio da área e recebeu cruzamento rasteiro. O atacante só teve o trabalho de bater tirando do goleiro Guto e correr para comemorar.
O Brasiliense voltou do intervalo com o meia Rodriguinho no lugar do volante Juninho, tentando ganhar posse de bola e criar mais jogadas ofensivas. E a alteração deu resultado. Logo aos quatro minutos a equipe teve sua melhor chance até então. O goleiro Ranieri rebateu cobrança de falta e Abuda, desequilibrado, tocou por cima da meta defendida pelo ABC.
O time do Distrito Federal seguiu pressionando os potiguares, mas esbarrava na forte marcação do adversário. O alvinegro não conseguia explorar nem mesmo os contra-ataques. Quando tinha a bola, rapidamente recebia o desarme ou tentava sem eficiência um lançamento longo. A única vez que a ligação rápida do ABC funcionou, Guto apareceu para salvar o Jacaré.
De tanto insistir, o Brasiliense chegou ao empate, justamente com Rodriguinho, que havia entrado no intervalo. Após cruzamento na área, a bola sobrou na marca do pênalti para o armador que bateu de direita e contou com o desvio da zaga, que enganou o goleiro Ranieri, aos 25 minutos.
Abuda ainda acertou a trave aos 34 minutos de jogo, mas o ABC continuou firme na defesa e impediu que os donos da casa conseguissem a virada.