Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Vasco empata em Natal e perde chance de ser líder da Série B

O Vasco perdeu uma ótima chance de asssumir a liderança do Campeonato Brasileiro da série B ao empatar com o América por 2 x 2 em partida disputada na noite desta terça-feira em Natal, pela 17; rodada da competição.
[SAIBAMAIS]
Como o Atlético Goianiense também empatou, os dois times somam 33 pontos ganhos cada, mas o clube goiano segue na liderança por ter maior número de vitórias. Já o América está em 13; lugar com 22 pontos ganhos.

O resultado fez justiça ao empenho das duas equipes, que procuraram a vitória desde o primeiro minuto e fizeram um espetáculo empolgante que agradou ao grande público presente ao Machadão. Na próxima rodada o Vasco vai ao Canindé enfrentar a Portuguesa enquanto o América vai encarar o Ipatinga no Ipatingão.

O jogo

Apoiado por grande torcida, o Vasco começou no ataque e, logo aos 2 minutos, Enrico lançou Elton pela esquerda e o cruzamento rasteiro encontrou Carlos Alberto entrando pelo meio, mas a conclusão do meia passou raspando a trave do goleiro da equipe potiguar. O América tentava apertar a marcação, mas o time carioca estava mais agressivo. Aos oito minutos, Alex Teixeira saiu da esquerda para o meio e chutou por cima.

Quando tudo indicava que o Vasco iria marcar o primeiro gol, o América saiu na frente, aos nove minutos. O volante Somália arriscou da intermediária e surpreendeu o goleiro Fernando Prass, que pulou atrasado. O gol motivou o time da casa que quase amplia aos 11 minutos quando o zagueiro Vanderlei desarmou o ataque cruzmaltino e iniciou um contra-ataque, que só não terminou em gol porque o goleiro vascaíno se reabilitou com grande defesa no chute de Lúcio.

O Vasco encontrava dificuldade para superar a marcação do América porque Souza não conseguia apoiar pela direita e Ramon, na esquerda, estava preso à marcação. O meia Carlos Alberto, muito marcado, passou a dar sinais de irritação a cada falta sofrida. Já o time da casa saía em velocidade quando estava com a posse de bola, deixando a defesa carioca em situação difícil.

Aos 24 minutos, Thoni entrou livre pela direita e cruzou, mas Jean se antecipou e evitou que a bola chegasse ao atacante Lúcio. Aos 30 minutos, o Vasco quase chegou ao empate em cabeçada de Nilton após cobrança de falta de Carlos Alberto, mas o goleiro Weverton defendeu. A pressão vascaína acabou surtindo efeito aos 34 minutos, através de Elton que recebeu dentro da área, iludiu seu marcador e chutou cruzado para empatar.

Depois do gol, o time carioca passou a jogar com mais tranquilidade e Carlos Alberto quase desempata aos 36 depois de boa jogada mas o chute do meia encobriu o travessão. O América não se assustou e Fernando Prass teve que se empenhar aos 40 minutos para evitar o segundo gol da equipe potiguar em outro chute de Lúcio.

O Vasco voltou modificado para o segundo tempo, mas nem teve tempo de mostrar que o novo esquema iria funcionar. O América desempatou logo aos seis minutos, através do atacante Lúcio, que foi lançado em profundidade e se aproveitou da hesitação do zagueiro Vilson para chutar cruzado e vencer o goleiro Fernando, que foi infeliz ao tentar defender a bola.

A equipe de São Januário teve a chance de empatar aos oito minutos, quando Elton chutou, Weverton fez defesa partida e a bola sobrou limpa para Ramon, que tentou colocar, mas seu chute foi defendido. Insatisfeito com o rendimento ofensivo da equipe, o técnico Dorival Júnior tirou o volante Amaral para colocar o experiente Aloisio e logo depois surpreendeu ao tirar Carlos Alberto para colocar Adriano na equipe.

O Vasco chegou ao empate aos 26 minutos, quando Adriano aproveitou o rebote do goleiro Weverton após cobrança de falta. Depois do segundo gol, o time carioca se empolgou e partiu em busca da virada, mas a afobação dos atacantes cariocas impediu que a equipe de São Januário obtivesse êxito. Foi assim aos 41 minutos, quando a defesa se atrapalhou na pequena área e Adriano não soube aproveitar.

E o time da casa ainda tentou se aproveitar do desespero da equipe carioca para chegar à vitória, mas as tentativas do clube rubro esbarraram no goleiro Fernando Prass, que salvou o time carioca com grande defesa no último lance importante do jogo.

FICHA TÉCNICA - AMÉRICA-RN 2 x 2 VASCO

Local:
Estádio Machadão, em Natal (RN)
Data: 11 de agosto de 2009 (Terça-feira)
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Nilson Monção (SP) e João Chaves (SP)
Cartão Amarelo: Vanderlei, Édson Rocha, Somália(América-RN); Ramon, Adriano(Vasco)
Gols: AMÉRICA:Somália aos nove minutos do primeiro tempo; Lúcio aos seis minutos do segundo tempo.
VASCO: Elton aos 34 minutos do primeiro tempo; Adriano aos 26 minutos do segundo tempo

AMÉRICA: Weverton, Vanderlei, Edson Rocha(Ramirez) e Adalberto; Thoni, Somália(Everton), Ricardo Oliveira, Fábio Neves e Tita; Lúcio e Thiago Silvy(Rafael)
Técnico: Roberto Fonseca

VASCO: Fernando Prass, Vilson, Amaral(Aloisio) e Gian; Alex Teixeira, Souza, Nílton(Dedé), Enrico e Ramon; Carlos Alberto(Adriano) e Elton
Técnico: Dorival Júnior

<--publicidade:7 publicidade:7-->
<-- -->
<--:/gadget--> <--:gadget-->
<-- -->