Através de seu site oficial, a Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) anunciou na manhã desta terça-feira que a atleta Lucimar Teodoro, dos 400m com barreira, está suspensa por dois anos. Ela testou positivo para a substância Femproporex durante a última edição do Troféu Brasil, no dia 4 de junho.
De acordo com o comunicado oficial postado no site da entidade, "a atleta confirmou expressamente a presença da substância e renunciou à realização da análise da contraprova". A suspensão estabelecida começa no dia 4 de junho de 2009 e vence apenas no dia 3 de junho de 2011.
Todos os resultados conquistados por Lucimar Teodoro a partir da data do exame serão anulados. Ela ainda deve devolver à Cbat eventuais premiações recebidas no período. Presente nos Jogos Olímpicos de Pequim, a atleta estava classificada para disputar o Mundial de Berlim.
Lucimar Teodoro faz parte da Rede Atletismo, mesma equipe de Josiane da Silva Tito (4x400m), Luciana França (400m com barreiras), Jorge Célio da Rocha Sena (200m e 4x100m), Bruno Lins Tenório de Barros (200m e 4x100m) e Lucimara Silvestre da Silva (Heptatlo), afastados por uso de EPO.
Treinado pelo técnico Jayme Netto, que assumiu a culpa pelo doping e foi suspenso preventivamente, o grupo também abdicou da contraprova e foi suspenso por dois anos. Evelyn Carolina Oliveira dos Santos e Rodrigo Bargas não testaram positivo, mas também foram afastados de maneira preventiva durante as investigações.