Três brasileiros já estão instalados em Berlim para a disputa do Mundial. Fabiana Murer e Fábio Gomes, do salto com vara, chegaram ao lado da velocista Ana Cláudia Lemos, substituta de Evelyn Carolina Oliveira Santos, afastada provisoriamente pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) por possível envolvimento com doping.
Murer e Gomes vieram com o técnico Élson Miranda da cidade italiana de Fórmia, onde fizeram os últimos ajustes para o Mundial. O treinador chegou à Alemanha otimista. "Eles têm treinado muito bem e vão lutar por uma boa posição no Mundial", declarou.
No Mundial de Osaka-2007, Murer ficou terminou no sexto lugar. Com a marca de 4,82m, neste ano ela foi superada apenas pela russa Yelena Isinbayeva. Gomes também foi finalista no Japão, mas ficou apenas no décimo posto. Campeão Pan-Americano no Rio de Janeiro-2007, ele é recordista sul-americano com a marca de 5,77m
Já Ana Cláudia Lemos integrou o revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Pequim. No último final de semana, ela foi campeã brasileira sub-23 dos 100m e do revezamento 4x100m do torneio realizado em São Paulo. "Estou bem este ano e vou lutar para tentar um lugar na equipe titular", afirmou a velocista.
Ainda nesta terça-feira, o grupo que participou do treinamento organizado pela Cbat em Konigs-Wusterhausen, localidade próxima a Berlim, chega ao hotel oficial. De Madri, vêm o treinador Nélio Moura e os saltadores Jefferson Sabino, Leonardo Elisiário, Maurren Maggi, Keila Costa e Gisele de Oliveira.