Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Brasil bate Cuba e conquista quarto título mundial de vôlei juvenil

Pune (Índia) ; Viradas, ânimos exaltados, reclamações com a arbitragem e muita emoção. Brasil e Cuba protagonizaram uma partida digna de uma grande final neste domingo, quando foi realizada a decisão do Campeonato Mundial juvenil masculino de vôlei, na Índia. E os sul-americanos se deram melhor, com uma vitória por 3 sets a 2, parciais de 30/28, 21/25, 25/22, 23/25 e 15/8.

Trata-se da quarta vez que o time verde-amarelo sagra-se campeão mundial da categoria ; a equipe já havia triunfado em 1993, 2001 e 2007. Também é o segundo título mundial que vem para o país no voleibol de base somente nesta temporada: em julho, Luizomar de Moura conduziu o time infanto-juvenil feminino ao topo do mundo.

Depois de passar por Rússia, Canadá, Polônia, Estados Unidos, Irã e Cuba, nas duas fases classificatórias iniciais, o Brasil enfrentou os donos da casa nas semifinais. Em partida emocionante, venceu no tie-break.

Na decisão, os brasileiros enfrentaram um tradicional rival: Cuba. E conquistaram mais uma vitória no quinto set. O ponteiro Maurício foi eleito o melhor jogador da competição, enquanto o central Renan Buiatti foi o melhor bloqueio.

Evolução

"Fizemos uma campanha realmente muito boa. Desde o princípio, falei que ia ser campeã a equipe que mais conseguisse crescer durante a competição. O time conseguiu evoluir em todos os aspectos e hoje conseguimos a vitória", vibrou o técnico Percy Oncken.

O trabalho de Percy Oncken, no entanto, ainda não acabou, já que ainda neste mês ele volta suas atenções para a Seleção infanto-juvenil masculina, que está em busca de outro título mundial.

A disputa será realizada entre 28 de agosto e 6 de setembro, nas cidades de Jesolo e Bassano Del Grappa, na Itália. Nessa categoria, os brasileiros possuem seis títulos mundiais (1989, 1991, 1993, 1995, 2000 2003).

O bronze da disputa ficou com a Argentina, que passou pela Índia por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/16 e 25/22.