Aos 21 anos, o paulista Thomaz Bellucci viu a primeira semana de agosto surgir com um presente dos mais valorosos em sua carreira ao olhar o ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e ver seu nome na 66ª posição. Nada mau para quem, até a semana passada, aparecia na 119ª posição.
O incrÃvel salto de 53 posições deveu-se ao histórico tÃtulo de Gstaad, na SuÃça, conquistado no último fim de semana, quando ele derrotou o alemão Andreas Beck na decisão. Com o feito, Bellucci conquistou o primeiro troféu em um torneio de grande porte na carreira e, assim, entrou em um seleto grupo de tenistas brasileiros que já sentiram esse gostinho. Além dele, apenas seis jogadores do paÃs já venceram torneios de primeira linha: Gustavo Kuerten (20 torneios), Luiz Mattar (7), Fernando Meligeni (3), Thomaz Kock (2), Jaime Oncins (2) e Ricardo Mello (1) conseguiram triunfar no disputado circuito mundial.
De quebra, Bellucci, o segundo mais jovem tenista do paÃs a vencer um torneio de grande porte (Guga tinha 20 anos quando venceu Roland Garros pela primeira vez, em 1997), quebrou um tabu de cinco anos do Brasil sem ganhar eventos da série ATP. O último tinha sido Ricardo Mello, em 2004, em Delray Beach, nos Estados Unidos.
De volta ao Brasil, onde irá se preparar para tentar ir bem no US Open, no fim do mês, Bellucci conversou sobre o momento atual e ressaltou ainda que tem muito a melhorar e não pretende se iludir com esse tÃtulo.
Ouça o podcast com a Ãntegra da entrevista com Bellucci: