Vinícius Sakamoto passou por cima de Walker Xavier. O massacre na seletiva garantiu a vaga de "Saka" no Campeonato Brasileiro Sub-23 de judô, representando o Distrito Federal. "Não foi fácil, mas consegui", resumiu o judoca de 16 anos. O campeão na categoria meio-leve venceu as duas lutas contra Walker, 18 anos e já prepara a mala para o Brasileiro, marcado para o período de 14 a 16 deste mês, em Belo Horizonte.
Quem assistiu às lutas da seletiva viu dois Walkers no shiai-jô: um mais agressivo e confiante, na primeira luta, e um inseguro de semblante tenso, na segunda, ambas contra Sakamoto. "Machuquei meu pulso na primeira e isso atrapalhou meu desempenho. Agora, irei treinar mais e acrescentar mais exercícios aeróbicos ao meu treino físico. Me senti muito cansado durante a disputa", afirmou. Ele, acostumado a superar as adversidades onde mora, em Santo Antônio do Descoberto, não se abateu e já se prepara para a seletiva do Brasileiro Júnior, no fim do mês.
Sem estratégia preparada, ou pelo menos revelada, Sakamoto venceu por sua segurança, confiança e técnica. "A primeira luta foi cansativa. Walker não saía da defesa. Me deixou sem fôlego. Já na segunda, percebi que ele estava inseguro e consegui finalizá-lo mais rápido", afirmou. Ele, que conquistou seu lugar na seleção brasiliense por ipon, finalizou o adversário com um koutigari (varrida com o pé na perna do oponente).
Nos últimos anos, a categoria meio-leve tornou-se uma das grandes vitrines do judô brasileiro. Historicamente dominada por japoneses - cujo biotipo favorece o surgimento de fornadas de bons lutadores com menos de 66kg -, ela é dominada pelo gaúcho bicampeão mundial João Derly. "Eu era de uma categoria abaixo (ligeiro) e decidi ganhar peso para mudar para a meio-leve. Sinto que meu desempenho melhorou muito depois disso. Não podia comer tão bem e tinha que passar por processos de desidratação antes da pesagem para lutas. Eu perdia até dois quilos de uma só vez", lembrou o favorito a ocupar o trono de Derly.
"Saka" não para. Com vaga certa para o Sub-23, já está de olho no Campeonato Brasileiro Júnior. Para tanto, ele treina seis horas por dia: duas pela manhã e quatro ao fim do dia, em duas academias.
QUEM É ELE
Nome: Vinícius Issao Sakamoto
Idade: 16 anos (03/09/1992)
Peso: 66kg
Altura: 1,69m
Categoria: meio-leve
Começo: aos 12 anos, em Taguatinga Sul
Títulos
Campeão brasileiro júnior (2008)
Bicampeão sul-americano (2006 e 2007)
Bicampeão brasileiro (2007, como juvenil, e 2008, como júnior)
Mais um destaque na capital
Gabriel Pedro, 16 anos, é o novo campeão brasileiro juvenil de judô. Ele, que conheceu o judô há nove anos por influência do irmão e do amigo Lucas, desponta no cenário nacional, representando o Distrito Federal. "O Lucas uma vez pegou o quimono e disse: coloca aí pra ver como fica. Eu coloquei e achei que fiquei bonitão. Meu irmão fazia judô e eu gostava de assistir aos treinos. Depois que vesti o quimono e me senti um judoca, entrei para o esporte e não quero mais parar", afirmou ao Correio.
O garoto ganhou o título em 25 de julho, em Natal.
QUEM É ELE
Nome: Gabriel Pedro Lima
Idade: 16 anos (21/6/1993)
Peso: 51kg
Altura: 1,67m
Categoria: super-ligeiro
Começo: aos 7 anos, no Guará
Títulos: bicampeão brasileiro escolar (2006 e 2007); vice-campeão sul-americano pré-juvenil (2007) e tetracampeão regional (2006, 2007, 2008 e 2009)