Istambul (Turquia) - A russa Vera Dushevina derrotou neste sábado a suíça Timea Bacsinszky por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4, e avançou à final do Torneio de Istambul. Na decisão, a número 49 do mundo terá pela frente a tcheca Lucie Hradecka, que bateu a alemã Andrea Petkovic por 2 a 1 (6/7(5), 7/5 e 7/5.
Com apenas 22 anos, Dushevina retorna a uma disputa de título após ser vice-campeã do Torneio de Estocolmo na última temporada. Enfrentando uma adversária mais jovem, a russa aproveitou as falhas de Bacsinszky nos momentos decisivos e conquistou duas quebras no primeiro set, suficientes para garantir o 6/2.
Na segunda parcial, ambas as tenistas mostraram a irregularidade pela falta de experiência e cederam sete quebras ao total. Contudo, Dushevina aproveitou uma chance a mais e conquistou a diferença necessária para concretizar a vitória por 6/4.
A segunda semifinal acabou sendo uma dura batalha entre Hradecka e Petkovic. A definição da outra finalista ocorreu após 2 horas e 55 minutos de partida, em que a tcheca confirmou uma virada impressionante na partida apenas no terceiro set.
Depois de perder a primeira parcial por 7/6(5) ao desperdiçar nove oportunidades de quebra de saque em 12 chances, Hradecka melhorou o aproveitamento sobre o saque da rival e teve uma atuação muito regular nos sets seguintes, o que garantiu o duplo 7/5 e a vaga à decisão em Istambul.