Uma das lendas do futebol mundial, o ex-jogador e ex-técnico da seleção inglesa Bobby Robson faleceu nesta sexta-feira, aos 76 anos. A notícia foi confirmada através de comunicado oficial emitido pela família. O veterano não resistiu ao câncer e morreu em sua casa, em County Durham, no Reino Unido.
"É com enorme tristeza que anunciamos que hoje Bobby Robson perdeu sua longa e corajosa batalha com o câncer. Ele morreu em paz esta manhã em sua casa em County Durham, com sua esposa e família a seu lado", disse a nota divulgada pela família de um dos maiores futebolistas britânicos da história.
Robson foi diagnosticado com câncer no intestino em 1991. Na sequência, uma série de tumores comprometeu ainda mais a saúde do ex-jogador. O primeiro deles foi encontrado em 1995. Em 2006, mais dois apareceram: em seu pulmão direito e no cérebro.
Filho de minerador, Bobby Robson se destacou no futebol durante os anos em que defendeu o West Bromwich e o Fullham no Campeonato Inglês - na seleção inglesa, fez 20 partidas antes de abandonar os gramados. Obteve também vitoriosa trajetória como treinador.
Depois de comandar o Ipswich Town na conquista do título da Copa da Inglaterra, em 1978, e da Copa da Uefa, em 1981, assumiu o cargo na seleção inglesa. Apesar de alguns problemas vividos, conseguiu levar o time à semifinal da Copa do Mundo de 1990, na Itália, quando foi eliminado pela Alemanha Ocidental nos pênaltis.
Dirigiu também grandes clubes europeus como Barcelona, da Espanha; Porto e Sporting, de Portugal; PSV Eindhoven, da Holanda; e Newcastle, da Inglaterra. Sua última atividade no esporte foi como consultor especial da seleção inglesa.