Campinense e Figueirense se enfrentam nesta sexta-feira, às 21 horas (de Brasília), em Campina Grande (PB), em situações completamente distintas. O time paraibano frequenta a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro desde a primeira rodada e ocupa a última colocação, com apenas seis pontos ganhos. Já os catarinenses vêm subindo de produção, na quarta posição com 20 pontos.
Por tudo isso, o confronto assume características dramáticas para a equipe nordestina, que precisa começar a reagir antes que a volta para a série C se torne irreversível. E terá de fazer seu papel em seu estádio, o Amigão, diante de um adversário que tem se fortalecido na briga para estar na primeira divisão na próxima temporada.
O clima ruim que toma conta do Campinense por causa do péssimo rendimento na competição nacional fez até o técnico Freitas Nascimento cancelar um treinamento para evitar a manifestação da torcida, que está muito insatisfeita com o Rubro-negro.
Para encarar o Figueirense, o treinador só vai confirmar o time momentos antes da partida, mas já pode contar com o volante Charles Wagner e o meia Giuliano, que não enfrentaram o São Caetano porque estavam cumprindo suspensão. Já o atacante Fábio Junior segue no departamento médico e mais uma vez desfalcará a equipe.
No Figueirense, o técnico Roberto Fernandes ainda tem dúvidas para definir o ataque. Clodoaldo fraturou a perna no jogo contra o Brasiliense, na última rodada, enquanto Schwenck e Ricardinho, contundidos, seguem vetados pelos médicos do clube.
Marcelo e Paulo Sérgio, emprestado pelo Flamengo, disputam uma vaga ao lado do artilheiro do campeonato, Rafael Coelho. Outra dúvida está no responsável pela armação das jogadas de ataque, que pode ficar com Fernandes ou Vinicius Pacheco. O goleiro Wilson e o volante Alê voltam ao time.
"Espero que o time mantenha na partida em Campina a pegada exibida nas últimas partidas quando a equipe catarinense obteve cinco vitórias consecutivas", comentou Roberto Fernandes.
FICHA TÉCNICA
CAMPINENSE x FIGUEIRENSE
Local: Amigão, em Campina Grande (PB)
Data: 31 de julho de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Afonso Amorim de Sousa (PI)
Assistentes: Francisco Pereira de Lima Júnior e José Nilton da Costa (ambos do PI)
CAMPINENSE: Fabiano; Fábio Santana, Nino, Kléber e Buick; Emerson, Charles Vagner, Rodrigo Broa e Giuliano; Anderson e Edmundo
Técnico: Freitas Nascimento
FIGUEIRENSE: Wilson; Lucas, Toninho, Régis e Edson; Ale, Carlinhos, Paulinho e Fernandes (Vinícius Pacheco); Paulo Sérgio (Marcelo) e Rafael Coelho
Técnico: Roberto Fernandes