A Organização Mundial de Saúde (OMS) está preocupada com o crescente número de casos da gripe suína em todo o mundo e iniciou as conversas com o governo da África do Sul no sentido de encontrar meios de reduzir o risco de contaminação durante a próxima Copa do Mundo, que será realizada no país em 2010.
"Estamos examinando os planos do governo e todas essas medidas que eles estão colocando em vigor para lidar com qualquer tipo de surto de doenças que possa acontecer junto com a Copa do Mundo", disse Aphaluck Bhatiasevi, porta-voz da entidade.
A principal preocupação da OMS é pelo fato de a Copa ser disputada no inverno, estação na qual ocorrem mais casos de doenças respiratórias. Além disso, como deverá atrair turistas do mundo todo - cerca de 450 mil são esperados para acompanhar o Mundial - o vírus da gripe suína (H1N1) pode se propagar ainda mais nos lugares com grande concentração de público, como os estádios.
Na ocasião da Copa do Mundo de 2006, que foi disputada na Alemanha, a Organização Mundial de Saúde aconselhou aos torcedores que se vacinassem contra o sarampo, doença muito comum nas escolas europeias na época.
Como ainda não há uma vacina disponibilizada para conter o surto da gripe suína, a preocupação com o Mundial da África do Sul é consideravelmente maior. Apesar de ter uma taxa de mortalidade considerada baixa, a doença já matou 816 pessoas ao redor do mundo e se espalha com velocidade assustadora pelo globo.