Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Universo tenta trazer uruguaio Esteban Batista

Com apenas seis nomes confirmados e negociando renovações para a próxima temporada, diretoria tenta fechar com o pivô Esteban Batista e anuncia que, se der certo, ele será o último dos reforços

Na data marcada para anunciar a equipe do Universo para a temporada 2009/2010, o diretor de basquete Jorge Bastos preferiu falar de um único reforço. O time deveria ter sido confirmado ontem, mas a novidade desse início de temporada, segundo Bastos, ficará por conta do pivô estrangeiro tão prometido. O Universo pretende fechar com o uruguaio Esteban Batista.

;O empresário dele nos passou que, apesar de estar inscrito por um time espanhol (Fuenlabrada), o passaporte dele estava dando problemas;, declarou Bastos. ;Se não der para ele ficar lá, ele já garantiu que vem para o Universo;, continuou. O dirigente explicou que prometeu esperar mais 15 dias pelo pivô. ;Se ele não vier, a gente precisa de um jogador do nível dele;, ressaltou. Mas Jorge Bastos deixou claro, mais uma vez, que para essa contratação ele não tem pressa.

Esteban assinou com o Fuenlabrada por três temporadas, no fim de maio. Essa seria a terceira passagem do pivô uruguaio pelo basquete espanhol. O jogador já defendeu o Pozuelo e o Aguas de Calpe. O pivô, de 2,08m e 25 anos de idade, pode chegar ao time candango para buscar seu primeiro título da carreira. O que não significa que o uruguaio não tenha boas temporadas no currículo.

Ano passado, Esteban Batista foi vice-campeão europeu, ao lado de Alex, no Maccabi Tel-Aviv, de Israel. Além disso, o pivô jogou duas temporadas na NBA, pelo Atlanta Hawks. Em 2008/2009, Esteban defendeu o Libertad Sunchales, da Argentina. Antes, no entanto, ele participou da pré-temporada do Boston Celtics (NBA) e teve uma rápida passagem pelo time russo Triumph Lyubertsy.

Destaque da seleção uruguaia desde os 20 anos, Esteban foi bronze com seu país nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Ele, aliás, terá a chance de reencontrar Alex antes mesmo de vir a Brasília: o pivô disputará a Copa América, de 26 de agosto a 6 de setembro, em Porto Rico, pela seleção uruguaia.

Dirigente desiste de anúncio
O diretor de basquete do Universo, Jorge Bastos, desistiu, ontem, de marcar mais uma data para anunciar a equipe completa para a temporada 2009/2010. Bastos disse que os jogadores serão conhecidos no dia da apresentação, marcada para 4 de agosto. ;O time titular está todo confirmado. Não vai ter nada de novo. Faltam detalhes apenas;, justificou.

O dirigente explicou que o que houve com o pivô Estevam foi um mal entendido. Informado pelo Correio que Jorge Bastos dava como certa sua renovação, o jogador surpreendeu-se e disse que não havia nada de oficial. Ontem, Bastos confirmou a afirmação de Estevam e garantiu que sua renovação depende apenas de ;detalhes;. Além disso, o dirigente deu como certa a permanência de um dos atletas mais importantes e queridos da equipe na última temporada: o armador Valtinho. ;Os jogadores (Estevam e Valtinho) querem continuar e a gente quer que eles continuem;, afirmou.

No fim das contas, depois de tanta especulação, o Universo deve mesmo apresentar apenas duas contratações de peso para o começo da temporada: o armador Nezinho, que acertou seu retorno à equipe logo após o fim do campeonato, e o pivô uruguaio Esteban Batista, que está em negociação. Bastos nega ainda que vá contratar alguém para o lugar do ala Renato, que desistiu da negociação. ;Senão eu incho muito o elenco. Ele vinha porque já conhecia o grupo todo;, justifica o diretor.