Em duelo emocionante, o México bateu a Costa Rica por 5 a 3 nos pênaltis depois de empate por 1 x 1 no tempo normal e garantiu a classificação para a final da Copa Ouro. O adversário será os Estados Unidos, que venceram Honduras por 2 x 0 na outra semi.
O jogo, disputado em Chicago, foi bastante equilibrado e os gols só saíram no final. Aos 42 minutos do segundo tempo, Guillermo Franco aproveitou cruzamento de Valenzuela e abriu o placar. Contudo, os costarriquenhos não se renderam e buscaram a igualdade de forma heróica aos 47 com Froylán Ledesma, que bateu de canhota e acertou o canto.
O mesmo Ledesma, porém, acabaria como o vilão da eliminação da Costa Rica. O jogador parou no goleiro Uchoa na quarta cobrança de sua seleção. Carlos Vela, do Arsenal, converteu em seguida e garantiu o México na decisão.
Diferentemente da equipe comandada por Javier Aguirre, os EUA tiveram que suar menos para passar por Honduras, também em Chicago. Goodson, aos 45 do primeiro tempo, e Cooper, aos 45 do segundo, marcaram os gols da classificação.
Com isso, México e Estados Unidos decidem a Copa Ouro pela quarta vez. Os norte-americanos levaram a melhor no último encontro, em 2007, mas saíram com o vice nas edições de 1993 1998.