Às vésperas do início da temporada 2008/2009, o Universo continua com problemas para anunciar a equipe. As negociações com os jogadores estão lentíssimas, e, algumas vezes, pouco claras. O diretor de basquete Jorge Bastos adiou mais uma vez a data para a apresentação da equipe. Seria ontem e ficou para hoje. Só estão confirmados no time os alas Alex, Arthur e Biro, o armador Nezinho e os pivôs Mineiro e Cipriano. Normalmente, um elenco de primeira linha conta com pelo menos 12 jogadores. Praticamente à beira da pré-temporada, o vice-campeão nacional só tem metade do grupo fechado.
Assim mesmo, entre os dados como certos pelos dirigentes, há um desavisado. Enquanto o armador Valtinho ainda está negociando, o pivô Estevam, segundo Bastos, estaria certo no time. "Ué, estou?", surpreendeu-se o jogador em entrevista por telefone ao
Correio. Ele confirma que negociou com o time semana passada, quando ouviu da diretoria a afirmação de que ela o queria por mais uma temporada. "Estou esperando algo oficial. Faltam acertar alguns detalhes, a questão salarial e outras coisas pequenas", explica o pivô.
De férias na casa dos pais em Sete Lagoas (MG), Estevam espera a confirmação da diretoria do Universo para poder dispensar as outras propostas que recebeu. Com toda essa incerteza que impera, ele não tem nem mesmo data marcada para voltar a Brasília. "Se já está certo, eles deveriam me falar quais são as datas", reclama o desinformado.
De acordo com Jorge Bastos, "em princípio", a equipe se reapresentará em 4 de agosto. Mas isso será definido em reunião com o técnico Lula Ferreira, marcada para hoje de manhã. "O início dos trabalhos não pode demorar muito", admite o próprio dirigente. A segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB) só começa no fim de outubro. Mas o Universo embarca em 8 de setembro para a Copa de Basquete, promovida pela Federação Chinesa, que servirá como pré-temporada para a equipe candanga.
Dúvidas de férias
» O dono do Universo, senador Wellington Salgado, anunciou que não sabia se manteria a equipe em Brasília. Na semana passada, ele desistiu de reabrir o time de Uberlândia para manter o candango.
» O técnico Lula Ferreira ficou na berlinda até semana passada. O nome de Ronaldo Pacheco, ex-auxiliar técnico da equipe, chegou a ser cogitado para comandar o time. A permanência do ex-técnico da Seleção Brasileira foi confirmada sob a condição de que, este ano, ele leve o Universo ao título nacional.
» O ala Renato foi anunciado como contratação quase certa, mas acabou desistindo de vir a Brasília depois de não chegar a um acordo com a diretoria e saber que a equipe disputará um torneio na China.
Em busca do bi
Flamengo e Universo foram confirmados ontem pela Federação Internacional de Basquete na próxima Liga das Américas. O clube carioca tem vaga garantida na competição por ter conquistado o Campeonato Sul-americano. Já o time candango levantou a última edição da Liga e automaticamente garantiu presença na edição seguinte. Desse modo, abrem-se duas outras vagas para clubes brasileiros, que podem, ou não, ser preenchidas.
A Liga das Américas reunirá equipes de oito países: Brasil, Argentina, Porto Rico e México, que disputaram o campeonato no ano passado, e Peru, Equador, Costa Rica e Panamá, que estreiam este ano.
Para o dirigente da divisão das Américas da Fiba, o argentino Horacio Muratore, o fato de mais países terem requisitado participação no campeonato mostra que o basquete do continente está em alta. "Significa um passo rumo ao campeonato mundial de clubes", exagerou