O espanhol Alberto Contador deu mais um passo rumo ao segundo título da Volta da França. Nesta quinta-feira, ele venceu a etapa de contra-relógio em Annecy, e abriu 4min11s de vantagem para o luxemburguês Andy Schleck na classificação geral. A três etapas do fim, é praticamente impossível que Contador não vença pela segunda vez a prova, repetindo o feito de 2007.
Nesta quinta, o líder completou os 40,5 quilômetros da etapa em 48min30s, superando por 3s o suíço Fabian Cancellara. A terceira colocação ficou com o russo Mikhail Ignatiev, com 15s de desvantagem.
O norte-americano Lance Armstrong, heptacampeão da prova, terminou a etapa em 16º, a 1min30s de Contador. No geral, contudo, o veterano de 37 anos melhorou. Ele subiu para o segundo lugar, a 5min25s do líder.
Armstrong é companheiro de Contador na Astana e não deve incomodar o espanhol. Assim, seu maior desafio será conquistar o segundo posto. Para isso, ele terá de descontar 1min14s de diferença para Andy Schleck.
A 19ª etapa da Volta da França acontecerá na sexta-feira, com 178 quilômetros entre as cidades de Burgoin-Jallieu e Aubenas. A maior parte do percurso é plana.