Campeão olímpico dos 50m livre, Cesar Cielo deixa Portugal e embarca para Roma nesta quinta-feira. Na capital italiana, o nadador irá participar do Mundial de Esportes Aquáticos.
Cielo cai na água no dia 29, inicialmente para a disputa dos 100m livre, prova na qual foi medalhista de bronze em Pequim-2008. Dois dias depois, será a vez de ele tentar um lugar no pódio em sua especialidade.
"Quero nadar o mais rápido que puder. Minha preocupação é sempre com o tempo", ressalta Cielo, para quem o grande rival será o francês Fred Bousquet, atual recordista mundial dos 50 m (20s94). "Quero bater na borda, olhar para o tempo e me sentir satisfeito", emenda o paulista, que sonha em estabelecer a melhor marca do mundo.
Cielo iniciou sua preparação para o Mundial em janeiro, com o técnico Brett Hawke, com quem treina há dois anos em Auburn (Estados Unidos), e trabalhou pesado tanto dentro quanto fora das piscinas. A fase de aclimatação foi realizada junto com o restante da equipe verde-amarela na cidade portuguesa de Rio Maior.
"Agora todo esforço será recompensado", aposta. No Mundial, Cesar pretende usar o maiô X-Glide, da Arena, ou o R Evolution Plus, também da empresa italiana, que o patrocina. Ambos foram testados pelo brasileiro durante a seletiva dos Estados Unidos, em Indianápolis, que Cielo nadou para adquirir ritmo de competição. E apesar de não nadar as finais A, exclusivas para atletas norte-americanos, o velocista esteve entre os melhores da competição.
Nos 50 m, o nadador melhorou o recorde sul-americano (21s14), sendo 38 centésimos mais rápido que o primeiro colocado na seletiva. Já nos 100m, o brasileiro fez 47s69 e também foi mais rápido que o melhor tempo norte-americano (48s00).