Os times de pólo aquático masculino e feminino do Brasil tiveram compromissos no Mundial de Roma. Enquanto as mulheres mantiveram as chances de classificação com um empate por 12 x 12 com a Alemanha, os homens foram eliminados com uma derrota por 9 x 5 contra a China.
No feminino, Camila Pedrosa (3), Melina Teno (3), Flavia Fernandes (2), Luisa Carvalho (2), Marina Zablith e Fernanda Lissoni marcaram os gols. O Brasil encerra sua participação na primeira fase às 8h30 de quinta-feira, contra a Espanha. Antes, se enfrentam Alemanha e Holanda. Assim, o time nacional entra sabendo do que precisa no Grupo D.
"Estamos com um gol de vantagem sobre a Alemanha (-4 a -5 e ambos com 1 ponto ganho). Por isso, a defesa será fundamental na próxima partida. A equipe se empolgou hoje com o bom início e esqueceu um pouco do sistema defensivo, o que não poderá acontecer na próxima rodada", resumiu o assistente-técnico Antônio Canetti.
Caso mantenha a terceira colocação, o time feminino do Brasil se classifica para jogar na próxima etapa contra o segundo lugar do Grupo C. Tess, Cecília, Flavia Fernandes, Marina Canetti, Marina Zablith, Cristina, Luisa, Fernanda, Camila e Melina foram aproveitadas pelo técnico Pablo Cuesta. Apenas Gabriela, Flavia Vigna e Manuela, as três mais jovens, não atuaram.
O time masculino, por sua vez, não tem mais chances de classificação à próxima fase do Mundial de Roma, já que também perdeu para a Croácia na estreia. Manguinha, Marcelo Franco, Flipper, Felipe "Charuto" Silva e Mameri anotaram os gols contra a China. Na última rodada do Grupo A, a equipe enfrenta Montenegro, nesta sexta-feira.