Ivo Wortmann perdeu os 100% de aproveitamento no comando do Juventude. Atuando em casa, nesta terça-feira, o Alviverde empatou por 2 x 2 com o Ipatinga, em uma partida de poucas chances de gol. Se Wortmann realizou seu terceiro jogo à frente do clube gaúcho, o embate, válido pela abertura da 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, marcou a estreia de Émerson Ávila à frente do Tigre mineiro.
Em um confronto em que as oportunidades de gol foram raras, o Juventude conseguiu sair na frente no primeiro lance de perigo do jogo, com Marcos Denner. O empate do Ipatinga saiu somente no segundo tempo, através do lateral Marinho Donizete. Toda a morosidade da partida terminou nos minutos finais, quando os donos da casa marcaram com Xavier, aos 42 minutos. Logo em seguida, os mineiros empataram com Marcelo Moscatelli.
O ponto conquistado como visitante levou o Tigre à oitava colocação na Série B. O empate trava a ascensão do Juventude, décimo terceiro colocado, três pontos à frente do São Caetano, primeiro clube na zona de rebaixamento.
Agora, os jogadores das duas equipes terão uma semana de descanso, pois os times só voltam a atuar na próxima terça-feira. O Juventude enfrentará o Bahia, fora de casa. O Ipatinga também será visitante diante do Ceará, em Fortaleza.
O jogo
Os primeiros 15 minutos não tiveram nada de emoção. O máximo que o Juventude conseguiu foram dois escanteios. Pelo lado do Ipatinga, o melhor lance foi uma cobrança de falta na barreira.
Apesar da falta da criatividade em campo, o primeiro gol não tardou em sair. Após bola alçada na área, Marcos Denner se antecipou à zaga e abriu o placar para os donos da casa, aos 18 minutos.
O lance quebrou o gelo da partida. Em jogada individual, Márcio Diogo, do Tigre, venceu dois zagueiros e bateu cruzado. Contudo, Juninho, bem colocado, efetuou firme defesa. Em resposta, Mendes bateu de longe, visando o ângulo superior direito de Marcelo Cruz, a bola passou próxima a trave e por pouco os gaúchos não ampliaram a vantagem.
No intervalo, o técnico Émerson Ávila, do Ipatinga, teve que queimar uma substituição, saindo o goleiro Marcelo Cruz, lesionado, para a entrada de Fred. Em campo, a postura seguiu a mesma. Sem conseguir armar jogadas pelo lado, os visitantes seguiam insistindo pelo meio.
Com o resultado favorável, o Juventude não se arriscava e com isso abdicava de pressionar o adversário. Deste modo, a partida ficou fria, congelada. Ninguém criava um bom lance. Até que aos 25 minutos, a zaga alviverde voltou a falhar e, desta vez, Marinho Donizete não desperdiçou a oportunidade, empatando o jogo.
Tentando recuperar o tempo perdido, Ivo Wortmann jogou o seu time para frente, colocando os garotos Bruno Rosa e Gustavo. De maneira desordenada e na base da vontade, o Esmeraldino tentava marcar um gol e conseguiu, novamente na bola área.
Após cobrança de falta, Xavier, próximo a marca do pênalti, cabeceou de maneira certeira, fazendo a alegria da torcida presente no Alfredo Jaconi, aos 42 minutos. Porém, a felicidade foi efêmera. Um minuto depois, em chute de longo, Moscatelli colocou o empate no placar, novamente.