A Volta da França, prova de ciclismo mais tradicional do mundo, tem um novo líder. Neste domingo (19/07), o espanhol Alberto Contador, da equipe Astana, venceu a 15ª etapa da competição, entre as cidades de Pontarlier e Verbier (na Suíça), e assumiu a liderança geral.
Com o tempo de 5h03min58s, Contador terminou na frente os 207,5 quilômetros do percurso encerrado em território suíço. O ciclista de Luxemburgo, Andy Schleck, da equipe Saxo Bank, ficou em segundo lugar a 43 segundos. O italiano Vincenzo Nibali, da Liquigas, foi o terceiro - a 1 minuto e 3 segundos de diferença.
Campeão em 2007, o espanhol está com um tempo geral de 63h17min56s. Contador está agora com 1 minuto e 37 segundos de vantagem em relação a norte-americano Lance Armstrong, heptacampeão da Volta da França (1999 a 2005) e seu companheiro de equipe, que ficou em nono lugar na etapa.
Já o italiano Rinaldo Nocentini, que liderou a competição da sétima 14ª etapa, caiu para o sexto lugar. O ciclista da equipe AG2R-La Mondial está a 2 minutos e 30 segundos de vantagem de Contador.
Nesta segunda-feira, A Volta da França terá o seu segundo dia de descanso. No retorno à competição, na terça, o percurso de 159 quilômetros será entre as cidades de Martigny e Bourg-Saint-Maurice
ABANDONOS
O domingo teve a confirmação da desistência de dois ciclistas. Um deles é o belga Tom Boonen, ex-campeão mundial, que se sentiu mal durante a noite de sábado e preferiu abandonar a Volta da França, quando ocupava a 79ª posição na classificação geral.
O outro é o russo Vladimir Efimkin, da equipe AG2R, que desistiu no meio do percurso da 15ª etapa com dores no lado esquerdo do corpo, principalmente no joelho, provocadas por uma queda durante a 11ª etapa, na última quarta. Efimkin, 11º colocado na competição do ano passado, estava em 16º lugar.