Mesmo garantida na próxima Copa América de Basquete, a seleção cubana teve neste sábado retirada sua participação na competição de uma forma, no mínimo, diferente. Revoltado com a péssima campanha da equipe no último Campeonato Caribenho da modalidade, Ruperto Herrera, presidente da Federação Cubana de Basquete, enviou um comunicado à FIBA (Federação Internacional de Basquete e Associados) revelando a desistência da delegação do torneio continental.
Após terminar a competição regional na terceira colocação, Herrera alegou insuficiência técnica dos cubanos perante os rivais da Copa América para retirar a seleção da Copa América. O dirigente prefere não disputar a competição a ver sua equipe sofrer placares históricos no torneio. Cuba estava inserida no grupo B, ao lado do Brasil, Argentina, Venezuela e República Dominicana.
A FIBA não perdeu tempo e neste sábado já confirmou o Panamá como a seleção substituta dos cubanos no torneio continental. A Copa América, campeonato mais importante das Américas, começa no dia 26 de agosto e vale quatro vagas para o Mundial de Basquete de 2010, sediado na Turquia.
Em crise nas últimas grandes competições, o Brasil não poderá contar com o importante reforço do pivô Nenê, do Denver Nuggets, lesionado após o final da última temporada. Contudo, Leandrinho, armador do Phoenix Suns, Anderson Varejão, ala-pivô do Cleveland Cavaliers, e Tiago Splitter, pivô do Tau Cerámica, da Espanha, foram convocados pelo técnico Moncho Monsalve, confirmaram participação no torneio e terão participação fundamental na campanha brasileira.