A organização dos Jogos da Lusofonia confirmou nesta sexta-feira que o brasileiro José Eduardo Kuntger, de 26 anos, medalhista de ouro no taekwondo (mais de 80 kg) contraiu o vírus da gripe suína.
Ele apresentava evidências de infecção respiratória e foi atendido primeiramente pelo médico da delegação brasileira, Dr. João Olyntho Machado Neto. Como os sintomas apresentados por Kuntger batiam com os da nova gripe, ele foi encaminhado ao hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde deve permanecer em observação durante dez dias, segundo as normas do país.
"Mais uma vez foram adotadas as medidas e ativados os mecanismos necessários para evitar a propagação do vírus", diz o comunicado emitido pela organização. Segundo o comunicado, todas as pessoas que tiveram contato próximo com Kuntger estão sem sintomas e já iniciaram o tratamento para combater a transmissão do vírus, "podendo assim manter a colaboração nos Jogos".
Este é o terceiro caso de gripe suína nos Jogos da Lusofonia. No domingo, o mesatenista brasileiro Eric Mancini foi diagnosticado com a doença; na teça-feira, foi a vez de um voluntário na organização.