O Castelão receberá às 21 horas (de Brasília) desta sexta-feira duas das equipes mais animadas na 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Após bater o Atlético-GO e voltar à zona de acesso à primeira divisão ocupando o segundo lugar, a Portuguesa encara um adversário embalado para manter seu posto: o Ceará, invicto há seis jogos e que atua em casa, onde não perde desde 16 de maio.
Ao fazer 1 x 0 no campo do Brasiliense na última terça-feira, os nordestinos encerraram um jejum de 30 partidas sem vitória longe de Fortaleza pela Segundona nacional - o último triunfo havia ocorrido em Alagoas, contra o CRB, em 15 de setembro de 2007. E o resultado no Distrito Federal ainda aproximou o Vovô do G-4, já que deixou o clube em nono lugar, a quatro pontos do quarto colocado Atlético-GO.
Para seguir subindo na tabela, o técnico Paulo César Gusmão vai manter a base que garantiu 14 dos 18 últimos pontos disputados. A formação que bateu o Jacaré no Centro-Oeste só terá duas novidades. O zagueiro Fabrício e o lateral esquerdo Fábio Vidal já cumpriram suspensão pelo terceiro amarelo e retornam nos postos de Anderson e Alex Gaibu, respectivamente.
Na Portuguesa, apesar de estar bem acima na tabela de classificação, as mudanças serão maiores. Mesmo ciente de que vai se apresentar em um estádio com provavelmente 20 mil torcedores a favor do adversário, o técnico Paulo Bonamigo deve apostar em suas armas ofensivas para abrir distância dentro da faixa que classifica quatro equipes para a Série A de 2010.
O meia Héverton era reserva, mas substituiu bem Christian, fazendo os dois gols da vitória por 2 x 1 sobre o Atlético-GO, e deve ser mantido. Com isso, a escalação mais provável da Lusa deve colocar o meia Preto no banco, com um quarteto na frente formado por Heverton - o mais recuado dos quatro -, Fellype Gabriel, Edno e Christian.
Os outros setores também sofrem alterações. O volante Ygor está suspenso e Acleisson, que cumpriu gancho na terça-feira, retoma seu posto. Na zaga, Bruno Rodrigo, outro que estava impedido de atuar por ter recebido o terceiro cartão amarelo, volta na vaga de Thiago Gomes ao lado de Preto Costa.
Sentindo-se equilibrada na defesa e no ataque, a Lusa espera sentenciar o fim da invencibilidade do Ceará e se tornar o primeiro clube a superar os alvinegros em Fortaleza desde os 2 x 0 impostos pelo Vasco em 16 de maio - são quatro partidas sem derrota do Vovô como mandante.
"Nós vamos enfrentar um adversário que contará com o forte apoio da sua torcida. Precisamos mostrar um futebol de quem quer subir para buscar a vitória", pediu Bonamigo. "Será uma partida complicada, mas podemos vencer", garantiu o goleiro Fábio.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ x PORTUGUESA
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 17 de julho de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido (BA)
Assistentes: Belmiro da Silva e Raimundo Carneiro de Oliveira (ambos da BA)
CEARÁ: Lopes; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal; Michel, João Marcos, Heleno e Geraldo; Preto e Wellington Amorim
Técnico: Roberval Davino
PORTUGUESA: Fábio; César Prates, Bruno Rodrigo, Preto Costa e Anderson Paim; Acleisson, Marco Antônio, Fellype Gabriel (Preto) e Héverton; Edno e Christian
Técnico: Paulo Bonamigo