A Toro Rosso anunciou a demissão de Sébastien Bourdais na manhã desta quinta-feira. Através de um curto comunicado postado em seu site oficial, a equipe divulgou a saída do piloto de 30 anos, que deve ser substituído pelo espanhol Jaime Alguersuari a partir do Grande Prêmio da Hungria.
"No segundo ano de Sébastien conosco, a parceria não atingiu nossas expectativas e então decidimos substituí-lo", diz Franz Tost, chefe da equipe. O comunicado não informa o substituto do francês, mas diz que o anúncio será feito antes da corrida na Hungria.
Desta forma, Bourdais deixa a Toro Rosso após 27 provas. No treino classificatório, sua melhor performance foi o quarto lugar conquistado em Monza na última temporada. Em corridas, o recorde do francês foi o sétimo lugar alcançado na Austrália e repetido na Bélgica, também em 2008. No Mundial atual, ele marcou apenas dois pontos.
A tendência é que a Toro Rosso anuncie Jaime Alguersuari como novo companheiro do suíço Sebastien Buemi. O jovem espanhol é o atual terceiro piloto da equipe e está no Circuito de Vairano acumulando quilômetros no carro com testes aerodinâmicos em reta, o único que o regulamento permite fazer durante a temporada.
Caso seja confirmado como substituto de Bourdais, Alguersuari já começaria na Fórmula 1 com um recorde. Com 19 anos e 134 dias, ele superaria o neozelandês Mike Thackwell, que estreou na principal categoria do automobilismo com 19 anos e 154 dias. O GP da Hungria será realizado no próximo dia 26 de julho.
Com a troca, a Toro Rosso quebra um jejum de quase dois anos, já que uma equipe não anunciava a substituição de um piloto durante a temporada desde 2007, quando o japonês Kazuki Nakajima assumiu o posto do austríaco Alexander Wurz na Williams no GP do Brasil.