A vitória sobre o Avaí realmente mudou o ambiente no Botafogo. Tanto que o clube parece menos preocupado com as limitações de seu plantel. Sobre a contratação de reforços, o técnico Ney Franco continua considerando que o elenco precisa de mais opções, mas deixou claro que a pressa que existia anteriormente foi minimizada após as contratações do meia Jônatas e do atacante André Lima.
[SAIBAMAIS]"O Botafogo continua precisando se reforçar, pois o Campeonato Brasileiro já mostrou que exige um elenco muito forte e além disso jogaremos a Copa Sul-Americana. Mas hoje o Botafogo tem uma base estabelecida, que precisa ser bem trabalhada. Justamente por isso, não temos mais pressa para contratar e a diretoria terá mais calma de analisar o mercado", disse Ney Franco.
As prioridades continuam sendo a contratação de um zagueiro com bom jogo aéreo para formar dupla com Juninho e um meia de ligação para ajudar Lucio Flavio na criação de jogadas. Um atacante de velocidade também poderá chegar caso exista uma boa possibilidade no mercado. Outros reforços só chegarão caso algum jogador deixe o elenco na janela de transferências para o exterior, que está aberta e só se encerra em agosto.
Ainda fora de campo, a diretoria do Botafogo acertou uma parceria com o Esportivo Guará, clube da Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense, que vai mudar de nome e se tornar Botafogo-DF. As modificações em relação a burocracias envolvendo o clube já estão em andamento na CBF.
A parceria visa a revelação de atletas pelo Botafogo-DF a fim de que os mesmos possam ser aproveitados pelo time carioca. Além disso, atletas que possam precisar ganhar experiência e que tenham sido promovidos das categorias de base e não estejam sendo aproveitados, serão repassados pelo Botafogo ao seu xará de Brasília.
A parceria faz parte do trabalho realizado pelo presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, que nunca escondeu que a prioridade de sua gestão é a revelação de jovens talentos e a valorização das categorias de base do Alvinegro, que vinha sendo deixada de lado. A iniciativa é vista como a chance da formação de elencos mais fortes no futuro, uma vez que nas últimas temporadas o Glorioso vem encontrando muitas dificuldades para a contratação de reforços de peso pela questão financeira.