"Reação" será a palavra chave para Ponte Preta e Campinense-PB quando os elencos se perfilarem em campo no gramado do Estádio Moisés Lucarelli, às 19h30 (de Brasília) desta terça-feira. Os dois times duelam pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro tentando recuperar o mau desempenho recente.
A reação que a Ponte Preta busca é imediata. O time vinha com boa sequência de jogos, mas vacilou diante do Vasco e acabou derrotado por 3 x 0, postergando ainda mais a sua entrada na zona de acesso. Ocupando a sétima colocação, com 17 pontos, ainda pode alcançar seu objetivo se vencer em seus domínios e contar com tropeços de América-RN, Portuguesa, Brasiliense e Figueirense.
Já o Campinense-PB tenta uma reação de longo prazo, que foi iniciada na última rodada, quando quebrou série de quatro derrotas consecutivas ao bater o Juventude por 1 x 0. A situação do time é complicada - ocupa a penúltima colocação, com apenas seis pontos em 10 jogos -, mas pode deixar a zona de rebaixamento se vencer pela primeira vez fora de casa, missão que não será fácil.
"A Ponte Preta é um adversário forte, ainda mais jogando em casa, com o apoio da torcida. Estamos disputando um campeonato difícil, mas nosso pensamento é buscar esses três pontos fora de casa", disse o volante Charles Wagner, seguido pelo atacante Washington: "Temos que ser inteligentes, pois não vamos vencer de qualquer forma. Vamos tentar evitar os erros e finalizar as jogadas no ataque".
O único desfalque do técnico Freitas Nascimento é o volante Henrique, suspenso pela expulsão na última rodada. Por outro lado, retornam de suspensão os zagueiros Kléber e Márcio. Já na Ponte Preta, a situação é mais complicada para o técnico Pintado: Edílson e Pirão levaram o terceiro cartão amarelo na derrota para o Vasco e estão fora, assim como Gercimar, que foi expulso. Por outro lado, Deda e Guilherme retornam.
"Nosso pensamento é subir e, para isso, temos que nos manter no bolo dos primeiros colocados", apontou o comandante da Macaca, que, apesar da necessidade da vitória, garantiu que não vai expor o time de maneira desnecessária: "Nós sabemos que temos força para vencer em casa, mas com respeito, com atitude, com coragem para correr os riscos calculados e buscar uma boa vitória".