Os primeiros jogos do ATP 250 de Bastad foram realizados nesta segunda-feira (13/7). Logo na estreia, o torneio disputado na Suécia já perdeu dois de seus principais favoritos. Cabeça de chave número 6, o francês Florent Serra decepcionou. Assim como o belga Cristophe Rochus, sétimo pré-classificado.
Atual 460º colocado no ranking mundial e convidado pela organização, o sueco Andreas Vinciguerra fez valer o fato de jogar dentro de casa e venceu Serra com parciais de 6/7 (5-7), 6/3 e 6/4. Na próxima fase, ele espera pelo vencedor do confronto entre o convidado búlgaro Gregor Dimitrov e um tenista vindo do qualifying.
Já Rochus foi eliminado pelo russo Teimuraz Gabashvili. Atual 75º do mundo, o tenista russo ganhou por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/1 e 6/0. Garantido nas oitavas de final, ele enfrenta o alemão Bjorn Phau ou o sueco Daniel Berta, que atua como convidado da organização.
Em mais um confronto realizado nesta segunda-feira, o romeno Victor Crivoi bateu o uzbeque Denis Istomin em sets diretos de 6/0 e 6/4. Na briga por um lugar nas quartas de final, o tenista enfrenta um argentino, já que seu adversário sai do jogo entre Juan Monaco e Maximo González, cabeça de chave número 8.