Melhor time da Liga Mundial até o momento, a seleção brasileira masculina de vôlei atribuiu a vitória por 3 sets a 0 neste domingo contra a Venezuela à calma e experiência de seus atletas. O confronto teve um segundo set disputadíssimo, encerrado apenas em 34 x 32.
"Tivemos um vacilo na segunda parcial e acabamos dando o que a Venezuela precisava para crescer: empolgação. Desse jeito eles passaram a defender bastante, o que dificultou muito o jogo para nós. Mesmo assim conseguimos a vitória. Tivemos tranquilidade para buscar o placar no segundo set e no terceiro a confiança voltou", afirma o meio-de-rede Sidão.
Também central, Rodrigão admite que o time brasileiro não esteve em seus melhores dias. "Entramos mais desligados do que na sexta-feira. Erramos mais do que o normal e complicamos o jogo, principalmente no segundo set. No entanto, acertamos o time na hora decisiva e nossa experiência fez com que vencêssemos", analisou.
O capitão Giba também fez críticas ao desempenho da equipe. "Jogamos abaixo do que podemos. A Venezuela melhorou sua recepção e nosso saque não estava entrando como sexta-feira. Melhoramos o serviço e conseguimos levar o segundo e o terceiro set. Esse foi o ponto crucial do jogo", afirmou.
Para o técnico Bernardinho, as dificuldades encontradas não foram uma surpresa. "Sabíamos que seria difícil. A Venezuela esteve bem nos dois primeiros sets e nosso saque e recepção não estavam como de costume. Com a nossa vitória na segunda parcial, disputadíssima, eles tiveram uma queda no emocional, que facilitou nosso jogo no último set", comentou.
No próximo final de semana, o time verde-amarelo fecha a participação na fase intercontinental da Liga Mundial 2009 em outras duas partidas diante da Venezuela, em Belo Horizonte. Os jogos serão realizados às 10 horas (horário de Brasília) no ginásio do Mineirinho.