Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Fluminense perde em casa e entra na zona de rebaixamento

Rio de Janeiro ; O Fluminense voltou a jogar mal e acabou sofrendo nova derrota no Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela 10; rodada, disputada na noite deste domingo no Engenhão, o tricolor das Laranjeiras foi derrotado pelo Santo André, por 1 x 0, gol marcado por Wellington Monteiro, contra, no início do jogo.

O resultado vai ampliar a crise nas Laranjeiras e o técnico Carlos Alberto Parreira volta a correr risco de demissão. Durante todo o segundo tempo e ao final da partida, a torcida hostilizou Parreira e alguns jogadores.

O resultado derrubou o Fluminense para a zona do rebaixamento, com 10 pontos, na 18; posição. Já o Santo André subiu para o 10; lugar, com 14 pontos. Na próxima rodada o Fluminense enfrentará o Internacional em Porto Alegre enquanto o Santo André receberá o Atlético Paranaense.

Apesar da falta de apoio da torcida que compareceu em pequeno número ao Engenhão, o Fluminense começou a partida no ataque. Logo aos dois minutos, Carlos Eduardo, de cabeça, escorou um cruzamento de Conca. No minuto seguinte, a equipe carioca sofreu um castigo. Antonio Flávio desceu pela direita e cruzou. O volante Welington Monteiro tentou afastar o perigo e acabou colocando a bola nas redes de Ricardo Berna.

O time dirigido por Parreira demorou alguns minutos para assimilar o golpe e só depois dos 10 minutos, sempre comandado por Conca, começou a buscar o empate.

Contando com a desenvoltura do estreante Ruy, que se movimentava bastante, o tricolor carioca tentaba furar o bloqueio montado pela defesa da equipe paulista. Aos 11 minutos, Luiz Alberto concluiu um bom passe de Ruy, mas o goleiro Neneca defendeu com segurança. Aos 19 minutos, Ruy novamente fez boa jogada pela direita, tabelou com Leandro Amaral, mas se atrapalhou na hora da conclusão.

Segundo tempo

O Fluminense voltou para o segundo tempo com o meia Marquinho no lugar de Wellington Monteiro, numa tentativa de dar mais agressividade ao time. Só que a primeira chance foi do Santo André: Ricardo Berna fez boa defesa após falta na entrada da área.

Parreira colocou o atacante Tartá em campo, mas no primeiro lance o jogador derrubou um adversário e recebeu cartão amarelo. A partir dos 10 minutos, a pequena torcida tricolor intensificou o protesto contra a má atuação do time, pedindo a saída do técnico.

Aos 20 minutos, o Santo André desperdiçou outra chance ao apanhar rebote do goleiro Ricardo e chutar em cima do goleiro quando tinha tudo para marcar.

Aos 28 minutos, pouco antes de ser substituído por Maicon, Leandro Amaral conseguiu uma boa cabeceada, mas Nenca fez excelente defesa. No minuto seguinte, foi a vez de Conca tentar a jogada individual e chutar com perigo. Depois dessa jogada, o meia argentino teve seu nome gritado pela torcida tricolor.

Aos 30 minutos, Ricardo Berna fez defesa difícil em chute de Antonio Flávio. Muito irritada, a torcida tricolor chegou a pedir a expulsão do zagueiro Edcarlos quando o árbitro aplicou cartão amarelo no jogador do Fluminense.

Aos 36 minutos, Alan ganhou a jogada na raça e cruzou rasteiro. O goleiro Neneca falhou de forma bisonha, mas o zagueiro Cesinha se antecipou a Tartá e mandou para escanteio. Aos 39 minutos, o goleiro Neneca fez grande defesa em falta cobrada por Conca.

Nos minutos finais, o Fluminense partiu de forma desesperada para tentar o empate, mas o Santo André soube controlar o ímpeto tricolor e garantir a importante vitória fora de casa.

FICHA TÉCNICA
Fluminense 0 x 1 Santo André

FLUMINENSE

Ricardo Berna; Ruy, Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo (Tartá); Wellington Monteiro (Marquinho), Diguinho, Carlos Eduardo e Darío Conca; Alan e Leandro Amaral (Maicon)
Técnico: Carlos Alberto Parreira

SANTO ANDRÉ

Neneca; Cicinho (Dionísio), Cesinha, Marcel e Gustavo Nery; Fernando, Ricardo Conceição, Elvis (Pablo Escobar), Antonio Flávio e Marcelinho Carioca (Rodrigo Fabri); Nunes
Técnico: Sérgio Guedes

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro

Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Gol: Wellington Monteiro, contra, aos três minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Tartá, Edcarlos, Conca e Cesinha