O ex-número 1 do mundo Juan Carlos Ferrero venceu Andreas Beck, por 3 sets a 0 (6/4, 6/4 e 6/4), e selou a classificação espanhola às semifinais da Copa Davis: 3 x 2 contra a Alemanha. Na próxima fase, os espanhóis terão pela frente a equipe de Israel, que eliminou a Rússia.
Mais cedo, Fernando Verdasco não resistiu ao cansaço e foi derrotado por Philipp Kohlschreiber em cinco sets (6/4 6/2 1/6 2/6 e 8/6), o que deixou o confronto empatado em 2 x 2. Ficou nas mãos de Ferrero, convocado na última hora para substituir o contundido David Ferrer, lutar pela classificação.
Contra Kohlschreiber, o espanhol teve postura agressiva e um bom aproveitamento nos pontos em que acertou o primeiro saque. Jogando de forma segura, soube aproveitar seis das dez chances de quebrar o serviço adversário para selar a classificação espanhola e espantar a zebra.
Contra Israel, a Espanha deve contar com a volta de Rafael Nadal que não participou das quartas de final por conta de uma tendinite nos joelho. Os espanhóis terão também a vantagem de jogar em casa e provavelmente escolherão as quadras de saibro.