Principal torneio de basquete interclubes da Europa, a Euroliga definiu a distribuição dos 24 times entres os quatro grupos da competição na próxima temporada. A disputa está programada para começar no dia 21 de outubro.
Porém, no momento as atenções da disputa estão concentradas nos bastidores. Isso porque a Liga ACB, que reúne as equipes espanholas de basquete, ameaça impedir seus clubes de entrar na luta pelo título porque não concorda com o novo regulamento.
A entidade, inclusive, já tomou as medidas legais no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) por entender que os organizadores da Euroliga estão cometendo abuso de poder, já que as novas regras não obtiveram a aprovação necessária em assembleia.
Ao todo, quatro equipes espanholas estarão na competição: Barcelona, TAU Ceramica, Unicaja Málaga e Real Madrid - todas estão avisadas que sofrerão punições se descumprirem ordem da ACB e disputarem a competição.
Time do brasileiro Tiago Splitter, o TAU Ceramica está no grupo C, ao lado do vice-campeão CSKA, dos israelenses do Maccabi Tel Aviv, dos italianos do Virtus Roma, dos eslovenos do Olímpia, além de uma equipe que passar pela fase de pré-grupos.
Os quatro melhores de cada chave avançam à próxima fase.
Confira os grupos da próxima Euroliga:
Grupo A
Barcelona (ESP), Montepaschi Siena (ITA), Cibona Zagreb (CRO), Fenerbahce Ulker (TUR), Zalguiris Kaunas (LIT) e Lyon (FRA)
Grupo B
Olympiacos (GRE), Partizan Belgrado (SER), Unicaja Málaga (ESP), Efes Pilsen (TUR), Lietuvos Rytas (LIT) e equipe a definir
Grupo C
CSKA Moscou (RUS), Tau Cerâmica (ESP), Maccabi Tev Aviv (ISR), Virtus Roma (ITA), Olímpia Liubliana (ESL) e equipe a definir
Grupo D
Panathinaikos (GRE), Real Madrid (ESP), Armanis Jeans Milan (ITA), Asseco Prokom (POL), Khimki (RUS) e Oldenburg (ALE)