Diante da intransigência dos dirigentes do Liverpool, que não aceitam reduzir a pedida oficial pelos direitos de Xabi Alonso - cerca de ; 47 milhões -, o Real Madrid está disposto a desistir oficialmente do jogador e voltar seus olhos para um novo alvo.
O ;plano B; da equipe merengue, segundo estampa em sua manchete o diário Marca, é o italiano Daniele de Rossi, destaque da Roma na temporada passada e presença constante nas últimas convocações do técnico Marcelo Lippi para a seleção da Itália.
Apesar de ter contrato com a Roma até 2012, Florentino Pérez estaria confiante em convencer os dirigentes italianos a negociar o jogador. A oferta final para contratar De Rossi estaria na casa dos ; 30 milhões, bem inferior ao valor pedido por Xabi Alonso.
Mais dois jogadores italianos aparecem na lista de reforços do técnico Manuel Pellegrini para ocupar o lugar aberto com a saída de Fabio Cannavaro, que deixou o Santiago Bernabéu para atuar na Juventus: Aquilani, também da Roma, e Gaetano D;Agostino, da Udinese.