Criada em 1933 pelo jornalista Cásper Líbero para homenagear os combatentes da Revolução Constitucionalista do ano anterior, a Prova Ciclística 9 de Julho terá sua 66ª edição realizada nesta quinta-feira, no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP) As disputas começam às 09h45 (horário de Brasília) e só terminam no final da tarde.
Considerada a competição mais tradicional e importante da modalidade no Brasil, a 9 de Julho deve contar com cerca de mil competidores, que darão um aspecto diferente ao cenário no qual os carros e motores normalmente são as grandes estrelas.
A disputa principal será a da Elite masculina, que faz a gana dos competidores aumentar graças aos pontos distribuídos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI). E os brasileiros têm um motivo a mais para tentar subir ao pódio, já que no ano passado o cubano Michel Fernandez Garcia acabou com uma série de quatro vitórias seguidas dos donos da casa.
Desertor da delegação caribenha durante a disputa dos Jogos Pan-americanos de 2007, Fernandez acredita ter chances de conquistar o bi. "Estou bem preparado e pronto para fazer um bom papel", afirmou o atleta, que curiosamente não abdicou se sua nação por razões políticas, mas sim por conta de um amor, que acabou não dando certo.
"Quando você abandona uma delegação, o governo fecha a sua entrada no país como uma forma de castigo", lamenta o competidor, já totalmente adaptado ao Brasil. Em 2008, ele garantiu a taça graças a um sensacional sprint nos metros finais, deixando para trás os brasileiros Bruno Tabanez e Jean Coloca.
E é justamente este momento decisivo que preocupa o atual campeão. "A vontade é repetir o resultado do ano passado, mas tudo vai depender do momento, pois no sprint pode dar qualquer um", explicou.
Além de Tabanez e Coloca, respectivamente primeiro e nono colocado no ranking brasileiros, outros atletas top 10 do país candidatam-se ao título, caso de Alex Arseno, Alcides Vieira, Cleberson Weber, Geraldo Sousa Santos, Raul Cançado Junior, Maurício Morandi, Ricardo Ortiz e Walter Ribeiro Junior. Ciclistas da Argentina, Uruguai e Chile também prometem dar trabalho.
Entre as mulheres, a vencedora de 2008, Camila Coelho, é mais uma que deseja lutar pela segunda conquista seguida. "Estou me sentindo muito bem e espero brigar pelo bicampeonato", destacou a atleta que competia por São Caetano do Sul ano passado e agora está no time de Santos.
"Na oportunidade, a equipe tinha eu e a Natália, que foi vice-campeã. Hoje, corro com mais quatro companheiras, o que é muito importante. O trabalho de equipe será fundamental para vencer a prova", declarou Camila, referindo-se às companheiras Aline Paroliz, Maira Hendi, Maria Luzia e Sonia Regina.
Ela aponta duas atletas da equipe de São José dos Campos, Luciene da Silva e Natália Lima, como favoritas. Mas dá um aviso: "Não tem como prever antes o que vai acontecer. Temos que esperar o andamento da prova para definir a melhor estratégia. Além de estar muito bem fisicamente, a atleta tem que correr também com a cabeça", resumiu.
Confira a programação da 66ª edição da 9 de Julho:
09h45: Elite Feminino/Open Sênior masculino (5 voltas)
11h00: Elite masculino (20 voltas)
13h00: Open Speed (8 voltas) e Open Master/Junior masculino (5 voltas)
14h15: Speed masculino (5 voltas) e MTB masculino
15h15: Passeio (de 45 a 60 minutos)