Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Brasileiros destacam-se nas estatísticas individuais no Mundial de Vôlei de Praia

Os sonhados títulos não vieram, mas nem por isso os brasileiros passaram em branco no Campeonato Mundial de vôlei de praia, encerrado neste domingo na Noruega. Além das medalhas de prata obtidas por Alison/Harley e Juliana/Larissa e do bronze de Talita/Maria Elisa, os atletas do país foram alguns dos destaques individuais da competição, de acordo com as estatísticas feitas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

No torneio feminino, o Brasil teve a bloqueadora mais eficiente, Juliana, que marcou 24 pontos através do fundamento. Já na defesa, o domínio foi absoluto das jogadoras verde-amarelas: pela ordem, Maria Elisa, com 90 defesas, Shelda, 86, e Larissa, 84, ficaram com o "ouro, prata e bronze" no quesito.

No saque, são duas representantes do país entre as cinco melhores. Ana Paula, com 17 aces, foi a terceira que mais pontuou através do fundamento. A vice-campeã mundial Larissa ficou em quinto lugar, com 15 pontos. A líder da tabela foi a norte-americana April Ross, com 26 pontos.

Entre os homens, os brasileiros foram os melhores nos rankings de bloqueio e saque. Vice na disputa, Alison foi um verdadeiro paredão: do alto de seus 2,02m, ele parou os adversários nada menos que 42 vezes ao longo do torneio. Seu parceiro Harley brilhou no saque, com 17 pontos no fundamento.

Mesmo jogando apenas duas partidas na competição, o Rei da Praia Pedro Solberg foi o segundo melhor atacante do torneio. O carioca atacou 26 bolas na competição e colocou 19 no chão, com 65,4% de eficiência. À sua frente, apenas o campeão olímpico Phil Dalhausser, dos Estados Unidos, com 65,6% de aproveitamento.

Na defesa, Harley foi o segundo melhor, com 62 ações bem-sucedidas no fundamento. O líder do ranking foi o norte-americano Casey Jennings, marido da campeã olímpica Kerri Walsh, com 68 defesas.