Com cinco vitórias em provas de 200m, a seleção brasileira de canoagem conquistou, neste domingo, o inédito título pan-americano de canoagem velocidade. Após a vitória obtida na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o grupo nacional cobrou mais apoio ao esporte.
"Se tivéssemos mais apoio, melhores locais de treinamento e mais divulgação, com certeza seríamos ainda melhores e conquistaríamos muitos outros bons resultados como este", afirmou Nivalter Santos, que venceu na categoria C1 Masculino neste domingo. Outras provas dominadas por brasileiros foram K1, K2, K4 masculino e K4 Feminino.
Apesar da falta de apoio, o grupo deve continuar os treinamentos em centros localizados em Caxias do Sul-RS e São Vicente-SP, tendo o bom desempenho deste final de semana como inspiração. Em agosto, a seleção terá outro desafio na disputa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, no Canadá.
"Depois de um início titubeante na sexta-feira, quando os argentinos dispararam na frente até mesmo dos canadenses, favoritos ao título, o Brasil mostrou muito equilíbrio técnico e psicológico para correr atrás dos resultados e sagrar-se campeão nas provas de 500 e 200 metros", exaltou o técnico Álvaro Koslowisky, satisfeito.
Com a reação, o Brasil terminou na primeira colocação com 1177 pontos, à frente do México (885 pontos), Canadá (792 pontos) e Argentina (733 pontos). "Todos nós voltaremos para casa com a cabeça erguida, sabendo que somos os melhores de todo o continente americano. Esse é um título que todos nós conquistamos juntos", comemorou Edson Silva, dono de três ouros na competição.