Campeão nacional, campeão europeu e considerado por boa parte da crônica esportiva como o melhor time do mundo na atualidade, o Barcelona transformou-se em um exemplo a ser seguido não apenas na Espanha, mas ao redor de todo o planeta.
Depois de Zinedine Zidane, ícone da geração 'galáctica' do Real Madrid, ter dito que seguir o caminho do rival era a melhor opção para os merengues, nesta segunda-feira foi a vez de um treinador do futebol italiano utilizar o time catalão como exemplo.
"Vamos tentar jogar futebol no mesmo estilo do Barcelona, com toque de bola rápido e muitas triangulações", prometeu Ciro Ferrara, que substituiu interinamente Claudio Ranieri no comando da Juventus e acabou efetivado no cargo da equipe de Turim.
Para alcançar êxito na tentativa de 'copiar' o Barcelona, Ferrara adiantou que adotará o 4-4-2 como esquema de jogo na próxima temporada, pois considera tal sistema o melhor para dar segurança ao setor defensivo da equipe.
"Barcelona, Manchester (United) e Inter (de Milão) atuam desta forma e jogam com garantias no setor defensivo. Por isso vamos jogar com quatro jogadores de defesa", concluiu o ex-jogador da seleção italiana.