Com o Internacional como atual campeão, a Copa Sul-americana teve sua chaves sorteadas nesta sexta-feira (03/07) pela Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol). Entre equipes brasileiras, a primeira fase será disputada apenas regionalmente e terá início no próximo dia 5 de agosto, sem contar com o Inter, que como atual detentor do troféu, entra apenas nas oitavas de final da competição e debutará contra o vencedor do duelo entre Deportivo Cali, da Colômbia, e o segundo representante chileno, ainda não definido.
O maior destaque dos confrontos brasileiros será o clássico entre Flamengo e Fluminense. As duas equipes cariocas disputam apenas uma vaga na fase continental da competição. Quem superar o arquirrival e avançar à etapa sul-americana terá pela frente o vencedor de Alianza Atletico, do Peru, e Deportivo Anzoategui, representante da Venezuela.
Além do Fla-Flu, outra equipe carioca também disputa o título continental. Trata-se do Botafogo, atual lanterna do Campeonato Brasileiro, que encara o Atlético-PR, que também vive situação complicada na tabela do Brasileirão. Quem vencer este confronto enfrenta na fase seguinte o triunfante no duelo entre Zamora, da Venezuela, e o primeiro representante equatoriano, ainda a ser definido.
Semifinalista na Copa do Brasil, o Coritiba enfrenta o Vitória no duelo regional. A equipe que avançar à fase continental terá pela frente quem passar do embate entre Blooming, da Bolívia, e um representante uruguaio, ainda não definido pela federação local.
Encerrando os confrontos brasileiros pela primeira fase, o Goiás duela por uma vaga à etapa continental contra o Atlético-MG, atual líder do Campeonato Brasileiro. O vencedor encara na fase sul-americana quem sobreviver no confronto entre Cerro Porteño, do Paraguai, e La Paz, da Bolívia.
Pela primeira vez desde sua criação, a Copa Sul-americana não contará com equipes mexicanas entre as envolvidas. A federação de futebol daquele país alegou incompatibilidade de datas para entrar na competição. Monterrey e Puebla, inicialmente inscritos para o torneio, priorizaram a Copa dos Campeões da Concacaf e desistiram da disputa na Conmebol. Desta forma, 31 times brigarão pelo troféu de campeão da segunda competição em importância no continente.
Confira os confrontos pela Copa Sul-americana:
Cerro Porteño (PAR) x La Paz (BOL)
Goiás x Atlético-MG
Botafogo x Atlético-PR
Zamora (VEN) x Equador 1
Alianza Atletico (PER) x Deportivo Anzoategui (VEN)
Flamengo x Fluminense
Internacional
Chile 2 x Deportivo Cali (COL)
Boca Juniors (ARG) x Argentina 2
La Equidad (EQU) x Unión Española (CHI)
Equador 2 x Libertad (PAR)
River Plate (ARG) x Lanús (ARG)
Argentina 4 x Argentina 3
Uruguai 2 x Cienciano (PER)
Blooming (BOL) x Uruguai 1
Coritiba x Vitória