Embalada pela vitória por 2 x 1 sobre o Bragantino em Bragança Paulista, a Portuguesa quer fazer a lição de casa nesta sexta-feira, às 21 horas (de Brasília), contra o desesperado Paraná, no Canindé, para entrar provisoriamente no G-4 da Série B do Brasileirão.
O triunfo no interior paulista deixou a equipe rubro-verde com 14 pontos, mesmo número que a Ponte Preta, a primeira na zona de classificação à Primeira Divisão. O Paraná, em contrapartida, vem de duas derrotas consecutivas e caiu para a zona do rebaixamento na rodada passada.
Para este compromisso, o técnico Paulo Bonamigo terá o reforço do experiente César Prates, que volta de lesão. No gol, Fábio se recuperou de gripe, mas pode dar lugar a Vitor, que só jogou três partidas na temporada. Já no meio-campo, Héverton deve continuar com a vaga de Edno, que ainda se recupera de contusão, e só pensa na reação diante da torcida.
"A equipe mostrou em Bragança que tem potencial. Não podemos mais vacilar jogando no Canindé. Aqui temos que fazer a lição de casa, a começar agora, contra o Paraná", exigiu Héverton, lembrando que o time perdeu seu último compromisso como mandante: 1 x 0 para o Brasiliense, coincidentemente o mesmo time que ampliou a crise do Paraná na rodada passada com um triunfo por 2 x 0 em plena Vila Capanema.
Pelo Tricolor da Vila, muitas novidades para tentar tirar o time da zona de rebaixamento e para salvar o emprego do técnico Zetti, que já foi advertido pela diretoria que só continua no comando se conseguir bons resultados. Após a derrota para o Brasiliense, a solução encontrada foi fazer algumas mudanças profundas na equipe, a começar pelo esquema de jogo.
Desta vez apenas um jogador deve ficar no ataque e não será nenhum dos que estava sendo utilizado na competição como titulares. Quem reconquistou seu espaço foi Wellington Silva, artilheiro paranista no Campeonato Estadual que perdeu sua vaga após uma lesão e a chegada de Zetti. Com isso, mais um jogador de meio campo deve entrar e, neste caso, mais uma surpresa. Durante os treinamentos, o esquecido Kléber apareceu entre os titulares.
Outras duas mudanças serão por necessidade. O lateral Marcelo Toscano mais uma vez irá cumprir suspensão, desta vez pelo cartão vermelho recebido. Em seu lugar Murilo, destaque até o início do Paranaense, quando sofreu uma lesão, retoma seu espaço. A outra mudança é a saída de Freire, que cumpre suspensão automática, para a entrada de Dirley, antigo dono da posição.
Durante a semana o treinador paranista ainda testou outra mudança, esta aguardada pelo torcedor desde a volta de Dinélson. O meia, que na última rodada discutiu no alambrado para defender os companheiros de críticas, atuou no lugar de Davi. Essa mudança, porém, está longe de ser confirmado e a tendência é que novamente o jogador comece a partida no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X PARANÁ
Local: Estádio Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 3 de julho de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Vinicius da Vitória Nascimento e Lilian da Silva Fernandes Bruno (ambos do RJ)
PORTUGUESA: Fábio (Vitor); Bruno Rodrigo, Thiago Gomes e Preto Costa; César Prates, Acleisson, Marco Antônio, Héverton e Anderson Paim; Fellype Gabriel e Kempes
Técnico: Paulo Bonamigo
PARANÁ: Ney; Murilo, Aderaldo, Dirley e Fabinho; Adoniran, Kléber (Alex Afonso), João Paulo, Elvis e Davi (Dinélson); Wellington Silva
Técnico: Zetti