O suíço Roger Federer, número 2 do ranking mundial e principal favorito ao título de Wimbledon, avançou nesta quarta-feira às semifinais do tradicional torneio britânico, ao derrotar sem dificuldade o croata Ivo Karlovic por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/5 e 7/6 (7/2), em 1 hora e 43 minutos de partida.
Número 36 do mundo, Karlovic abusou de sua principal arma, o poderoso saque, conseguindo 23 aces, mas sucumbiu nos momentos decisivos da partida. Federer jogou em alto nível e não deu chance ao rival, a quem derrotou pela nona vez em 10 jogos: não teve seu saque ameaçado em nenhum momento e aproveitou as duas chances que teve para quebrar o serviço do adversário, um vez em cada um dos dois primeiros sets.
Em sua 21ª semifinal seguida num torneio de Grand Slam - a última eliminação precoce foi em Roland Garros/2004, diante de Gustavo Kuerten -, o suíço vai enfrentar o alemão Tommy Haas, que eliminou o sérvio Novak Djokovic.
Se for campeão pela sexta vez em Wimbledon, Federer voltará a ser o número 1 do mundo, ultrapassando o espanhol Rafael Nadal, campeão do ano passado e que não disputa o torneio neste ano, por causa de contusão nos joelhos.