A fase do atual campeão da Fórmula 1 em 2009 não é boa: Lewis Hamilton conquistou apenas nove pontos em oito corridas e amarga a modesta 11ª colocação, com 55 pontos a menos que o atual líder, o inglês Jenson Button. Assim, Hamilton espera que a McLaren melhore um pouco a cada corrida para que esteja 'voando' no ano que vem.
"É evidente que todos os outros rivais vão fazer um grande trabalho (para 2010), mas só temos que nos certificar que não tenhamos um ano difícil como foi este novamente", desejou o atual campeão mundial. "Mas pouco a pouco se podemos começar a somar pontos, mais dois ou três pontos por corrida, em seguida, lentamente, vamos voltar a subir posições. Mas não tenho certeza que iremos chegar ao topo em cinco corrida com o ritmo que temos", lamentou para o ITV.com.
A melhor colocação de Lewis Hamilton na temporada 2009 foi uma modesta quarta colocação no Grande Prêmio do Bahrein. Fora isto, o inglês pontuou em outras três corridas e passou em branco em quatro etapas deste ano.
"Eu acho que a 11ª posição no campeonato agora é algo novo para nós, ainda mais com a forma como estamos indo, sem marcar pontos", comentou Hamilton. "É uma boa aprendizagem para nós e é bom acordar, pois podemos fazer mais que isso. Não há dúvidas conseguiremos reverter essa situação e voltaremos a vencer. Mas é um longo caminho até lá e ninguém vai desistir", projetou o campeão mundial.