Após empatar por 1 x 1 com o Figueirense, fora de casa, e completar cinco jogos sem vencer pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco abre a nona rodada nesta terça-feira, às 21 horas (de Brasília), quando recebe o Bragantino em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
Apontado como o grande favorito antes do início da competição, o Cruz-maltino é o sexto colocado, com 13 pontos, e precisa de um triunfo para voltar para a zona de classificação. Já a equipe paulista, que vem de derrota por 2 x 1 para a Portuguesa, tem dez pontos e também necessita da vitória para não se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento.
O técnico vascaíno Dorival Júnior sabe que, com o passar dos jogos, o time carioca vive uma situação cada vez mais delicada, pois a zona de classificação pode se distanciar e com isso as cobranças aumentarão sensivelmente. O treinador, porém, acredita que a boa atuação contra o Figueirense pode render um triunfo nesta terça-feira.
"Fizemos uma boa partida em Florianópolis, criamos boas oportunidades, mas acabamos sofrendo o empate", analisou Dorival. "Acredito que, contra o Bragantino, a vitória não vai escapar se mostrarmos a mesma determinação. Já passou da hora de nossa equipe reencontrar o caminho das vitórias e temos que fazer isso agora", emendou.
Para o meia Léo Lima apenas com uma postura muito ofensiva, sem dar espaços para o Bragantino respirar, é que os vascaínos conseguirão os três pontos. "Vamos precisar ser ofensivos desde os primeiros minutos e acuar o nosso rival em seu campo, forçando os jogadores deles ao erro e evitando que possam criar", receitou o mio-campista.
"Já perdemos pontos muito importantes com empates em casa. Daqui para frente, confrontos no Rio de Janeiro precisam representar triunfos para o Vasco, a começar do jogo contra o Bragantino", emendou Léo Lima.
Para o lateral direito Paulo Sérgio, jogar de maneira ofensiva realmente será muito importante, mas ele entende que um fator que poderá fazer a diferença é o apoio das arquibancadas. "A nossa torcida é a nossa grande arma em São Januário, pois o estádio vira um verdadeiro caldeirão e vamos para frente incentivados por uma massa maravilhosa. Se isso se repetir na partida contra o Bragantino, as nossas chances de vitória vão aumentar muito" previu.
Para este jogo, o Vasco segue sem poder contar com o zagueiro Gian, com dores na coxa direita, e com o atacante Rodrigo Pimpão, com edema no joelho direito. Ainda no ataque, Élton volta de suspensão, mas ficará como opção no banco de reservas.
Pelo lado do Bragantino, o técnico Marcelo Veiga quer ver seus comandados tirando proveito da necessidade que o Vasco tem de conseguir um triunfo jogando em São Januário.
"O Vasco está pressionado pela necessidade de ganhar e com certeza vai partir com tudo em busca do ataque por estar sendo empurrado pela sua torcida", anteviu o comandante. "Vamos precisar fechar bem os espaços e ser velozes quando recuperarmos a posse de bola", acrescentou.
O atacante Bill se recuperou de uma inflamação no joelho direito e será a novidade no time. Com isso Magrão deve ficar como opção no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
VASCO x BRAGANTINO
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30 de junho de 2009, terça-feira
Horário: 21horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Assistentes: Katiuscia Mendonça (ES) e José Silveira (RS)
VASCO: Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vílson, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Carlos Alberto; Alex Teixeira e Robinho.
Técnico: Dorival Júnior
BRAGANTINO: Gilvan; Kadu, Carlinhos e Marcelo Godri; Tiago Almeida, Jair, Juninho, Paulinho e Diego Macedo; Léo Jaime e Bill.
Técnico: Marcelo Veiga