Campeão da última temporada justamente sobre a equipe do Distrito Federal, o Flamengo se iguala ao Vasco e contabiliza dois títulos nacionais após vencer um confronto conturbado, marcado pelas seguidas faltas e discussões entre os atletas dos dois rivais.
O duelo foi nervoso desde o começo. A oito minutos do final do primeiro quarto, explodiu uma confusão dentro do garrafão do Brasília após uma bandeja de Marcelinho. Depois de alguns minutos de paralisação, Márcio Cipriano e Baby terminaram expulsos.
O Flamengo liderou o placar desde o começo e venceu o primeiro quarto por 19 a 17. O time comandado pelo técnico Paulo Chupeta se manteve à frente na segunda parcial e foi para o intervalo com seis pontos de vantagem. Após o empate no terceiro quarto, o Rubro-Negro entrou no último período com a mesma diferença.
Com frieza nos momentos decisivos e empurrado pelos seus milhares de torcedores, o Flamengo deslanchou no quarto decisivo e ampliou sua vantagem. Jogando na base do desespero, o Brasília ainda perdeu no final Diego e Alex, eliminados com cinco faltas enquanto o banco rubro-negro já comemorava.
Com 27 pontos, Marcelinho foi o cestinha do confronto e apanhou cinco rebotes. Do outro lado da quadra, Diego respondeu com 21 pontos anotados, oito rebotes e uma assistência. Ao final da partida, a quadra foi tomada pela festa ao som do hino do clube carioca.
Expulso logo no início, Baby lamentou a impossibilidade de participar da final, mas festejou o título. "Estou muito feliz e também um pouco chateado, porque eu não fiz nada e estava fora do lance. Mas não tem nada melhor do que ser campeã em casa", disse o pivô em entrevista ao Sportv.
Enquanto Duda chorava, Marcelinho procurou valorizar o adversário na decisão. "O que faz esse título ainda mais especial é o Brasília. Eles têm um time muito forte e também poderiam ter ganhado. Mas nós mostramos que queríamos mais. A sensação é indescritível", disse o capitão.
O treinador Paulo Chupeta não deixou de comemorar o bicampeonato de sua equipe. "Esse jogo teve todos os ingredientes de uma grande final. Quem ganha é o basquete, quem ganha é o NBB. Uma final decidida no último quarto do quinto jogo. Esse grupo não tem igual", afirmou.
No meio das comemorações dentro da quadra, Jefferson chegou a perder sua medalha dourada, mas um torcedor encontrou o prêmio e ganhou a camisa do jogador após devolvê-lo. "Agora, é só alegria. Quero comemorar com minha família", afirmou o campeão.
Uma das principais peças do técnico Lula Ferreira no Brasília ao longo da campanha no NBB, Alex lamentou a derrota. "Foi um jogo aberto até o final. Não estou satisfeito, porque poderia ter contribuído mais. Mas nosso time todo honrou a camisa", declarou o atleta.
CONFIRA OS RESULTADOS |
Jogo 1 - Brasília 74 x 81 Flamengo Jogo 2 - Flamengo 71 x 81 Brasília |