Começou às 10h a partida decisiva do Novo Basquete Brasil (NBB) entre o Universo BRB e o Flamengo, no Rio de Janeiro. Após quatro jogos, a final do campeonato nacional está empatada e quem vencer leva a primeira taça dessa fase remodelada da modalidade no país.
Apesar de todo o peso da disputa de um título, o clima era de tranquilidade e festa no embarque do Universo, ontem, no fim da manhã. Os jogadores chegaram aos poucos, sempre recepcionados com festa pela torcida, que gritava o nome de cada atleta que se aproximava.
Valtinho foi um dos mais aclamados. Enquanto a torcida gritava o nome do filho dele, Matheus, nascido na última quinta-feira, ele pedia para não prolongar as entrevistas. "Se eu falar demais, vou chorar de novo", justificou. Pouco antes, ele havia levado a esposa e o filho do hospital para casa. "Já chorei muito."
Por isso, o armador é um dos atletas com maior dificuldade para se concentrar na partida. Perguntado se já havia conseguido focar no duelo contra o Flamengo, ele foi sincero: "Ainda não. Daqui a pouco, quem sabe?". O técnico Lula Ferreira disse que acredita que foi melhor assim. "Se o Matheus não tivesse nascido, aí sim ele ficaria preocupado. Isso é normal", garantiu.
De acordo com o treinador, os jogadores estão bem preparados para o duelo de hoje. Ratto concorda. "O clima é de otimismo e confiança", assegura o armador de 40 anos. Ele, no entanto, prefere não falar em tranquilidade. Para Ratto, o time não imagina que será campeão com facilidade, mas também não está ansioso demais. "Somos um time experiente", argumenta.
Ingressos esgotados
O NBB está atraindo mais atenção e reconhecimento do público. A prova disso é que os ingressos para a grande final de hoje, na Arena HSBC, estavam esgotados já ontem.
Todos os 15.430 lugares disponíveis para comercialização estão ocupados e não foi possível comprar entradas na hora do jogo.
Números da série final
4º jogo
21/6, Nilson Nelson, Brasília
Universo 82 x 78 Flamengo
Cestinhas: Marcelinho (FLA), 24 pontos, e Alex (UNI), 16 pontos.
3º jogo
14/6, HSBC Arena, Rio de Janeiro
Flamengo 99 x 78 Universo
Cestinhas: Marcelinho (FLA), 35 pontos, e Alex (UNI), 20 pontos.
2º jogo
13/6, HSBC Arena, Rio de Janeiro
Flamengo 71 x 81 Universo
Cestinhas: Alex (UNI) e Baby (FLA), 17 pontos cada.
1º jogo
11/6, Nilson Nelson, Brasília
Universo 74 x 81 Flamengo
Cestinhas: Marcelinho (FLA), 32 pontos, e Alex (UNI), 23 pontos
Com informações da Gazetaesportiva.net