Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Brasileiros encerram primeira rodada do Mundial de Vôlei de Praia com saldo positivo

Com triunfos de Pedro Solberg/Pedro Cunha, Juliana/Larissa e Maria Clara/Carolina, na tarde deste SÁBADO (27.06), o Brasil encerrou com saldo de seis vitórias e apenas uma derrota a participação de suas parcerias na primeira rodada do Campeonato Mundial de Vôlei de praia 2009. Das nove duplas brasileiras inscritas na competição, que acontece nas areias de Stavanger, na Noruega, apenas Billy/Bruno Schmidt foi derrotada na rodada inaugural do torneio nas areias norueguesas.

A segunda rodada do torneio nas areias de Stavanger será iniciada neste DOMINGO (28.06), quando três duplas verde-amarelas estarão em ação. Às 12h (de Brasília), pelo Grupo E do torneio feminino, as atuais campeãs do Circuito Mundial, Ana Paula e Shelda, tentarão a segunda vitória na competição contra as austríacas Sara Montagnolli e Barbara Hansel.

No masculino, duas parcerias brasileiras movimentarão a competição, ambas com jogos marcados para começar às 14h de Brasília. Pelo Grupo A, os líderes do ranking mundial Alison e Harley terão pela frente os alemães Jonathan Erdmann e Kay Matysik. No mesmo horário, pela chave E, os campeões pan-americanos Ricardo e Emanuel medirão forças com Anders Hoyer/Bo Soderberg, da Dinamarca.

Na tarde deste sábado, os cariocas Pedro Cunha e Pedro Solberg iniciaram suas participações na competição com uma vitória tranquila diante dos veteranos noruegueses Bjorn Maaseide e Iver Horrem, pelo Grupo D. Em apenas 39 minutos, os xarás brasileiros marcaram 21/13 e 21/14, vencendo por 2 sets a 0.

Com excelente aproveitamento no ataque, Solberg marcou 10 pontos no fundamento nos 12 levantamentos que recebeu. O campeão do Circuito Mundial 2008 marcou ainda cinco pontos no bloqueio. Cunha marcou 13 pontos no ataque e recuperou seis bolas na defesa.

Tentando manter a boa performance, os brasileiros se concentram agora no segundo compromisso da dupla em Stavanger, na próxima SEGUNDA-FEIRA (29.06), contra os suíços Patrick Heuscher e Sascha Heyer, às 12h de Brasília. A dupla européia começou bem o Campeonato Mundial, batendo os norte-americanos Brad Keenan e Nick Lucena por 2 sets a 0.

Duplas femininas seguem 100%

As duplas femininas do Brasil seguem com 100% de aproveitamento nas areias norueguesas. Ana Paula/Shelda, Talita/Maria Elisa, Juliana/Larissa e Maria Clara/Carolina venceram seus primeiros compromissos na competição. As duas últimas estrearam na tarde deste sábado.

As irmãs cariocas, cabeças-chave do Grupo H, passaram pelas holandesas Merel Mooren e Marloes Wesselink por 2 sets a 0 (23/21 e 21/8), em 39 minutos. Apesar do início nervoso, Maria Clara aprovou a primeira participação da dupla no torneio norueguês.

"O primeiro set foi um pouco complicado. Elas entraram bem no jogo e nós facilitamos também, cometendo alguns erros. No segundo set foi diferente. Fomos praticamente perfeitas na virada de bola e elas que passaram a errar. Sacamos bem também. Acho que após a estreia temos condições de melhorar ainda mais;, acredita a dona do melhor saque do Circuito Mundial 2008.

No jogo contra as holandesas, Maria Clara liderou a dupla, marcando 11 pontos no ataque e dois de saque, além de obter oito defesas. Sua irmã, Carolina, pontuou 10 vezes no ataque e conseguiu um ponto de bloqueio, além de cinco defesas.

Na segunda-feira, às 9h de Brasília, Maria Clara e Carolina voltam à quadra para enfrentar as australianas Heike Jensen e Becchara Palmer, que na primeira rodada perderam para as belgas Liesbeth Mouha e Liesbet Van Breedam por 2 sets a 0.

"Tem tudo para ser um jogo bastante complicado. As australianas foram muito mal na estreia e terão que fazer tudo para se recuperar no jogo contra nós. Mas estamos preparadas e confiantes;, afirma Maria.

Também na tarde de sábado, as campeãs pan-americanas e tricampeãs do Circuito Mundial Juliana e Larissa jogaram pela primeira vez na competição. As brasileiras levaram 41 minutos para obter sua primeira vitória no torneio, diante de Eydoxia Argiropoulou/Efthalia Koutroumanidou, da Grécia: 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/11, em jogo válido pelo grupo C.

"Apesar do placar ter sido relativamente elástico, foi um jogo difícil, mas estamos muito concentradas e conseguimos fechar a partida rapidamente. O ouro no Campeonato Mundial ainda é inédito e estamos motivadas para conquista-lo;, conta Juliana.

O domínio das brasileiras fica evidenciado na comparação dos números de pontos de saques obtidos pelas duplas: sete do Brasil, contra um da Grécia. Juliana marcou ainda 14 pontos no ataque e dois no bloqueio, enquanto Larissa atacou 12 bolas na quadra adversária e defendeu cinco ações ofensivas das rivais.

Juliana e Larissa também voltarão à quadra na segunda-feira, quando enfrentarão as suíças Simone Kuhn e Nadine Zumkehr, que estrearam com vitória por 2 sets a 0 diante de Hana Klapalova/Tereza Petrova, da República Tcheca. O confronto será iniciado às 9h de Brasília.