Único britânico que ainda briga pelo título em Wimbledon, o escocês Andy Murray não decepcionou a torcida e avançou na tarde deste sábado ao vencer o sérvio Viktor Troicki, 30º favorito. Classificado para as oitavas de final, o tenista se prepara para enfrentar o suíço Stanislas Wawrinka.
Em pouco mais de uma hora e meia, Murray ganhou com parciais de 6/2, 6/3 e 6/4. Cabeça de chave número 3, ele aplicou 17 aces e cometeu apenas uma dupla falta. Sem ter seu saque quebrado, o britânico aproveitou 43 dos 49 pontos depois de encaixar o primeiro serviço e teve sucesso em 15 de suas 16 subidas à rede.
Cabeça de chave número 19, Wawrinka encontrou mais dificuldade para eliminar o norte-americano Jesse Levine por 3 sets a 1, parciais de 5/7, 7/5, 6/3 e 6/3. O tenista dos Estados Unidos cometeu 41 erros não forçados, 19 a mais que o rival. O suíço aproveitou apenas seis dos 23 break-points que teve, mas foi o suficiente para ganhar.
Nas oitavas de final do Grand Slam britânico, Murray conta com o apoio dos torcedores diante de Wawrinka. O tenista escocês conta com um retrospecto favorável diante do compatriota de Roger Federer. Dos sete encontros com o suíço no circuito, o britânico venceu quatro.
Campeão em Queens há duas semanas, quarto título nesta temporada, Murray busca o primeiro Grand Slam da carreira, já que seu melhor resultado foi o vice-campeonato do Aberto dos Estados Unidos de 2008. O último britânico a triunfar em Wimbledon foi Fred Perry, em 1936.
Algoz do brasileiro Thiago Alves, o francês Gilles Simon, oitavo favorito, eliminou o romeno Victor Hanescu com parciais de 6/2, 7/5 e 6/2 em mais um jogo disputado neste sábado. Nas oitavas, ele espera pelo vencedor do confronto entre o chileno Fernando González e o espanhol Juan Carlos Ferrero.