Campinas (SP) ; O Guarani manteve a campanha excepcional na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite de sexta-feira, o Bugre derrotou o São Caetano por 1 x 0, no sufoco, e abriu vantagem na liderança da competição. O principal destaque da partida acabou sendo o goleiro Douglas, autor de duas grandes defesas no fim do duelo, garantindo a vantagem mínima até o apito final.
Os três pontos proporcionam uma tranquilidade ainda maior para o Guarani na tabela de classificação. Agora com 22 pontos, o Bugre possui sete de diferença em relação ao vice-líder, Brasiliense. O Azulão, por outro lado, segue com sua má campanha, somando apenas quatro pontos e ocupando a penúltima colocação na tabela, na zona de rebaixamento.
O Guarani retorna a campo na próxima sexta-feira para encarar o Vila Nova, no Estádio Serra Dourada, às 21h. Já o São Caetano terá um dia a mais para trabalhar, pois recebe o Atlético-GO apenas no sábado, às 16h, no Anacleto Campanella.
Líder, invicto e vencedor do duelo com a arquirrival Ponte Preta na última rodada, o Guarani entrou embalado e pressionando o São Caetano. Os bugrinos obtinham o maior tempo de posse de bola, mas encontravam muitas dificuldades para articular jogadas ofensivas, principalmente pela boa marcação do São Caetano na zona central do campo.
Quando o primeiro tempo se encaminhava para o empate sem gols, uma falha individual favoreceu o Guarani. Após cruzamento para o centro da área, o goleiro Luiz soltou a bola nos pés de Ricardo Xavier. Bem posicionado, o camisa 9 do clube campineiro empurrou para as redes e abriu o placar.
Goleiro
O Guarani voltou para a segunda etapa com uma filosofia mais defensiva e investindo nos contra-ataques. A melhor chance de empate para o Azulão surgiu aos 16 minutos. Marcinho cobrou falta e a bola sobrou para Ademir Sopa dentro da área. O volante chutou fraco e Vandinho pegou a sobra, em ótima situação para balançar as redes. Mas o jogador do São Caetano arrematou para fora.
O time da casa perdeu Ricardo Xavier, expulso por dar um carrinho por trás em Everton Ribeiro, aos 33 minutos. A vitória acabou sendo concretizada nos minutos finais, quando o goleiro Douglas salvou o clube campineiro de sofrer o empate em duas oportunidades. Primeiro aos 42 minutos, em falta cobrada por Adriano. Em seguida, aos 44, após cabeçada de Gérson no canto esquerdo.