Orlando (EUA) ; Nascido em Daytona Beach, cidade localizada a 80 quilômetros de Orlando, Vince Carter enfim vai ter a chance de defender a franquia de sua casa. Horas antes do início do novo draft da NBA, foi anunciada uma troca, envolvendo cinco jogadores, que levará o ala-armador ao Magic.
Atual vice-campeão da NBA, o Magic garantiu, após perder o título para o Los Angeles Lakers, que pretendia manter sua base, porém realizou consideráveis mudanças no plantel já nesta quinta-feira. Para tirar Carter e também o ala Ryan Anderson do New Jersey Nets, a franquia da Flórida cedeu um de seus titulares, Rafer Alston, além de Courtney Lee e Tony Battie.
Entre os atletas que mudarão de time, o mais destacado é mesmo Carter. Campeão olímpico com os Estados Unidos em Sydney-2000, ele participou do All-Star Game (Jogo das Estrelas) por oito vezes, mas falhou na tentativa de colocar os Nets na última edição dos playoffs ; a equipe foi apenas a 11; colocada da Conferência Leste.
Embora não viva a melhor fase da carreira, o ala colecionou médias respeitáveis na temporada 2008/09 ; 20,8 pontos, 5,1 rebotes e 4,7 assistências ; e foi bastante elogiado pelo diretor-geral do Magic, Otis Smith. "Vince nos dá experiência e presença para marcar especialmente no fim das partidas", apontou, lembrando que, aos 32 anos, o jogador será um veterano em meio aos astros Dhight Howard e Jameer Nelson, que têm respectivamente 27 e 24.
Para contratar Carter, o Orlando confirmou as especulações e abriu mão de Alston. Polêmico jogador oriundo do basquete de rua norte-americano, o ala-armador tinha um contrato de US$ 5,25 milhões que vencia nesta temporada. Já acostumado a não se firmar, ele defenderá seu sexto time diferente na NBA desde 2003.