Ganhar os jogos em casa e conseguir o máximo de pontos na condição de visitante. Essa regra parece simples para um time conseguir fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, brigando pelo título ou por uma vaga na Taça Libertadores. Porém, na matemática do Fluminense um outro fator pode ajudar muito. Trata-se do bom desempenho em clássicos estaduais, onde ser mandante em nada muda a situação dos confrontos, na maioria disputados em campo neutro.
Por isso mesmo, todos nas Laranjeiras projetam a soma de três pontos no clássico deste domingo contra o Flamengo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, pela oitava rodada do Brasileirão. O experiente técnico Carlos Alberto Parreira é o primeiro a ensinar o caminho.
"O clássico te dá a possibilidade de conquistar pontos que podem acabar fazendo a diferença no fim do Campeonato Brasileiro, pois o bom desempenho neles, aliado a uma boa campanha em casa, minimiza possíveis tropeços que você possa vir a ter ao longo da competição, que é desgastante e envolve vários meses. Quando você ganha esse tipo de jogo a pontuação tem um peso importante, diferentemente de quando você recebe uma equipe de outro estado, já que nesses casos a vitória se torna obrigação por causa do regulamento", analisou Parreira.
O efeito de pontuação também foi bem lembrado pelo atacante Fred para destacar a importância de um triunfo contra o Flamengo. "O Campeonato Brasileiro é feito de pequenas decisões, pois cada jogo tem a sua importância. Em casa nós temos sempre que vencer os times de fora, mas nos clássicos normalmente o equilíbrio é grande e é sempre mais complicado ganhar. Por isso, quando se consegue três pontos neste tipo de situação é um enorme diferencial", lembrou o jogador, que fez o gol do Fluminense no triunfo por 1 a 0 sobre o Botafogo, no único clássico carioca disputado pelo Brasileirão até este momento.
O zagueiro e capitão Luiz Alberto também citou o Bota para alertar sobre a importância do Fla-Flu. "Contra o Botafogo a nossa equipe estava passando por um momento de irregularidade, com as cobranças se tornando muito fortes. Mas ganhamos aquele jogo e isso ajudou muito a gente no Campeonato Brasileiro. Não apenas em termos de pontuação, que nos deu uma ajuda muito grande, mas também em embalo para pensarmos em outros resultados positivos. Ganhar o Flamengo vai representar seguir ainda mais confiante na competição", afirmou o zagueiro.