Durante o período em que esteve à frente do São Paulo, o técnico Muricy Ramalho se mostrou satisfeito pela competitividade de sua equipe, comprovada pelas poucas derrotas. No entanto, neste ano, o clube apresenta um número alto de tropeços, que já está próximo da quantidade de resultados adversos acumulada na temporada passada inteira.
Em 2008, o Tricolor perdeu 11 partidas no tempo normal, incluindo Copa Libertadores da América, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro (o clube também disputou a Sul-americana, mas se despediu após dois empates e a eliminação nos pênaltis).
Porém, nesta temporada, com a maior parte do Brasileirão ainda por vir, o São Paulo já está próximo de igualar os números de 2008, pois acumula dez resultados negativos até agora. A quantidade de derrotas vem custando caro ao time nos campeonatos que disputa.
No mais recente Paulistão, o clube do Morumbi sofreu cinco reveses (Santo André, Santos, Mogi Mirim e duas vezes para o Corinthians), enquanto no Estadual do ano passado foram apenas quatro placares adversos.
Já nesta Libertadores, o Tricolor perdeu três vezes (Independiente Medellín e duas vezes para o Cruzeiro). Na edição anterior do torneio continental, aconteceram apenas dois tropeços.
Por fim, neste Brasileirão, após sete rodadas disputadas, o São Paulo já amargou duas derrotas (Fluminense e Corinthians). Durante o Nacional em que se sagrou hexacampeão, foram somente cinco adversidades.
Com isso, depois das eliminações no Estadual e no torneio continental, o Tricolor aparece em situação complicada também no Brasileiro, ocupando a 16ª colocação. Sob o comando de Ricardo Gomes, o time tentará se recuperar no sábado, contra o Náutico, no Morumbi. Em caso de nova decepção, igualará o número de tropeços do ano passado.