Mais especializados a ver seus tenistas brilharem em quadras de saibro, a Espanha ficou sem Rafael Nadal para a edição 2009 de Wimbledon e sofreu muito no primeiro dia de atividades. Nesse contexto, foram exatamente de tenistas do país que saíram as primeras batalhas de cinco sets da competição - seguindo caminho distintos, Nicolás Almagro venceu Juan Mónaco, enquanto que Feliciano López foi surpeendido por Karol Beck.
Nos dois confrontos mais demorados desta segunda-feira até aqui, Almagro e Mónaco permaneceram em quadra por 3h58, apenas 13 minutos a mais que López e Beck. O espanhol ganhador acabou aplicando parciais de 6/7 (3-7), 6/7 (7-9), 7/6 (7-5), 6/4 e 8/6, enquanto aquele que perdeu tomou 6/1, 5/7, 3/6, 6/1 e 8/10.
O drama maior nesta segunda coube a Almagro, que tinha o duelo praticamente perdido quando iniciou uma grande virada. Mesmo sendo especializado em saibro, Mónaco havia ganhado os dois primeiros e chegou a sacar para o terceiro em 5/4 antes de permitir a grande virada.
Aproveitando o bom serviço, o espanhol encaixou 33 aces e se classificou justamente para encarar o algoz de López, Karol Beck, oriundo do qualificatório. O embate entre o 48º e o 143º colocados do ranking de entradas vale vaga na terceira fase.